Variedades

CURTAS DC MAIS | 09/09

CURTAS DC MAIS | 09/09
Crédito: Freepik

Quermesse de São Sebastião das Águas Claras

Um evento gastronômico e cultural vai tomar conta de Macacos no próximo fim de semana. Depois de longa pausa, a tradicional Quermesse de São Sebastião das Águas Claras volta a agitar o turismo e comércio local com shows, comidas típicas, artesanato e muito mais. Hoje, amanhã e no domingo, o festejo típico de um arraial vai reacender o clima hospedeiro do distrito localizado a 25km de Belo Horizonte. Conhecido por seus restaurantes e suas charmosas pousadas, Macacos abre as portas para o público seguindo todos os critérios de segurança. “Temos uma história marcada por boas experiências e precisamos voltar a vivê-las”, explica o Francisco Monteiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião das Águas Claras Macacos (ACE). A festa é gratuita e aberta ao público. Hoje, às 18h, uma missa abre a Quermesse de São Sebastião das Águas Claras. Às 20h, haverá show da banda MadMax –Rock e, às 21h30, da Banda Logan.

Show extra de Roberto Carlos

Fãs e admiradores de Roberto Carlos que não compraram ingressos para o show extra no dia 24 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, ainda têm como adquirir os últimos bilhetes, por meio do site www.eventim.com.br e na bilheteria oficial, no bairro Funcionários. Há ingressos apenas para os setores Azul e Amarelo. O artista se apresenta na capital mineira, em show extra, no sábado (24 de setembro), às 20h30, no Expominas (avenida. Amazonas, 6.200, Gameleira). Exemplo vivo do sucesso mundial da música popular brasileira, Roberto Carlos lançou seu 33º álbum “Amor sin Límite” com músicas inéditas em Espanhol e mais recentemente o dueto “A Cor do Amor” e uma nova versão do sucesso “Outra Vez”. Ambas fizeram parte da trilha sonora da novela “Um Lugar ao Sol”, disponíveis em todas as plataformas digitais. Roberto Carlos entrou para a lista da revista Global Concert Pulse entre os 30 artistas de maior público nos Estados Unidos.

Conversação com Daniel Mella

Hoje, das 18h às 19h, o Instituto Cervantes promove uma nova proposta cultural denominada “Ciclo de conversações abertas entre público e criador”. O primeiro encontro será com o escritor uruguaio Daniel Mella. Organizado em conjunto pelos Institutos Cervantes do Brasil de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador, a atividade em espanhol é on-line, gratuita e aberta ao público. Por meio do evento, o Instituto Cervantes segue com o seu objetivo de difundir a cultura espanhola e hispano-americana. Mesmo que os textos abordados na oportunidade serão em espanhol, a atividade não exige nível prévio de conhecimento da língua. Os textos que serão lidos e comentados são “A emoção de voar” e “Lâmpada do livro de história Lava”, com o qual o autor ganhou o Prêmio Bartolomé Hidalgo, em 2013. Os participantes poderão conectar, ouvir e conversar diretamente com o escritor Daniel Mella. Para se inscrever no “Ciclo de conversações abertas entre público e criador”, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected]. Na atividade será usada a plataforma Zoom e os inscritos receberão um e-mail com o link para acessar.

Camaleão Grupo de Dança

Em programa duplo, o Camaleão Grupo de Dança apresenta-se no Memorial Vale, no próximo domingo, às 11h, o espetáculo “Verga” e, em seguida, será exibida uma sessão da videodança “Veias Abertas”. Os espetáculos integram o projeto Contemporâneo. A entrada é gratuita com retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. O Camaleão Grupo de Dança foi fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast. O grupo transforma sua dança ao longo dos anos, investindo em novos caminhos e novas possibilidades de pesquisa e criação. Possui 20 montagens assinadas por 13 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos. O espetáculo “Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Corpo, não corpo”

Está aberta ao público a exposição “Corpo, não corpo”, da artista Thereza Urbiêta, na Galeria de arte Gilda Queiroz (rua Manaus 52, sala 303, Santa Efigênia). A primeira mostra individual da artista mineira é uma apresentação dedicada à sua produção desde 2019. Com curadoria de Marci Silva, a mostra reúne cerca de 30 trabalhos que caracterizam uma diversidade de técnicas e linguagens.  As matérias externalizadas em experimentos como pintura, fotografia, performance, esculturas e cerâmicas demonstram que o fazer artístico de Thereza está multifacetado entre o interesse do corpo e o vir a ser nas relações entre o que aqui está, e o que ainda pode ser construído ou modificado. O público pode conferir ainda a série de esculturas inéditas intitulada Fragmentos, finalizada especialmente para essa exposição. A visitação pode ser feita até 27 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 19h. Aos sábados, a exposição pode ser vista com horários agendados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas