Variedades

Agenda Cultural | 27/02

Agenda Cultural | 27/02
Foto: Wilson Baptista

Fotografia

Belo Horizonte – A exposição “Wilson Baptista – Urbano Fotográfico” é um recorte com 44 fotografias, em preto e branco, do renomado fotógrafo mineiro Wilson Baptista, com acervo estimado em cerca de 30 mil negativos. O olhar do fotógrafo registra as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ocorreram no centro da capital mineira entre as décadas de 1930 e 1960.

Quando: 27 de fevereiro a 25 de maio (das 9h30 às 21h, entre terça-feira e sábado
Quanto: entrada gratuita
Onde: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (avenida Afonso Pena, 737, Centro)

Música

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Carnaval – Em diálogo com o Carnaval, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entram no clima da folia, mostrando um repertório especial com canções carnavalescas no concerto “Esquentando os Tamborins”.

Quando: 27 de fevereiro (12h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)

Instrumental – Apresentando composições autorais e alguns arranjos de compositores como Tom Jobim, Milton Nascimento, entre outros, o LDM Quarteto é formado por Lucas de Mello (guitarra) e Lucas de Moro (piano), Felipe Continentino (bateria) e Bruno Vellozo (baixo).

Quando: dia 28 de fevereiro (19h30)
Quanto: entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço
Onde: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa, Funcionários)

Concerto – Elisa Freixo faz concerto no órgão da Matriz de Santo Antônio em Tiradentes. Exemplar do século XVIII, o órgão da Matriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. Com roteiro narrado da Matriz de Santo Antônio meia hora antes do concerto

Quando: dias 1º e 8 de março (20h)
Quanto: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Onde: Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

Cinema

Comédias – A mostra “Comédias Anárquicas” reúne 32 longas-metragens que exploram o subgênero da comédia, cujo representante mais famoso é o grupo de comédia britânico Monty Pyton. A seleção inclui produções de grandes diretores como Carlos Manga, Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Spike Lee, Jean-Luc Godard, Luis Buñuel e Woody Allen.

Quando: até 27 de março
Quanto: entrada gratuita
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537)

Família – A Fundação Municipal de Cultura apresenta a “Mostra Álbum de Família”, com exibições de filmes brasileiros que abordam relações e contextos familiares, como. O Canto do Mar” (1953), dirigido por Alberto Cavalcanti, um drama sobre a desagregação familiar imposta pela necessidade de migração que se colocava aos trabalhadores e trabalhadoras nordestinos na década de 1950; e “Bicho de Sete Cabeças” (2000), aclamado filme da diretora Laís Bodanzky com Rodrigo Santoro.

Quando: até 1º de março
Quanto: entrada gratuita
Onde: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza)

Artes plásticas

Ai Weiwei – Com a exposição “Ai Weiwei – Raiz”, premiada como a melhor mostra internacional de 2018, o artista plástico chinês Ai Weiwei tem a sua obra exposta pela primeira vez no Brasil. Ai Weiwei se destaca pelo interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas, como a crise mundial de imigração.

Quando: até 15 de abril (quarta a segunda-feira, 10h às 22h)
Quanto: entrada franca
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários, entrada pela rua Cláudio Manoel)

Digital – A exposição “Senhas”, do artista digital Tiago Cruz, é composta por 12 telas (60x30cm) cujas imagens, formadas por desenhos e linhas, distraem os olhos, confundem a mente e encaminham o espectador por um passeio colorido.

Quando: até 28 de fevereiro (8 às 18h)
Quanto: entrada franca
Onde: Centro Cultural Ataíde (avenida José Cândido da Silveira, 853, Cidade Nova)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas