Variedades

“A Máquina do Poeta” é atração do Flitabira

“A Máquina do Poeta” é atração do Flitabira
Crédito: Reprodução

O 2° Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) inaugurou na terça-feira (1°) a exposição “A Máquina do Poeta”, que consiste na exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do artista plástico, escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz (foto). A mostra fica em cartaz na Fazenda do Pontal (rua Maria Julieta, s/n, Campestre, Itabira) até o dia 1º de dezembro, com entrada gratuita.

O livro infantil “A máquina do poeta”, de Nelson Cruz, tem como protagonista o itabirano Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos o Flitabira celebra nesta edição. A história do livro começa com uma carta enviada pelo jovem poeta ao seu amigo – e também escritor – Mário de Andrade. Nela, Drummond, desiludido, escreve que a vida em Itabira afasta-o do mundo e o impede de realizar seu sonho de publicar um livro, concluindo que o melhor a se fazer é rasgar seu caderno de poemas. Por sua vez, Mário discorda e tenta animar o amigo com elogios, recomendando que não desista de escrever.

A narrativa de “A máquina do poeta” desenvolve-se a partir destas cartas trocadas, apresentando ao leitor as belas ilustrações que retratam Itabira na primeira metade do século XX. Paisagens como o Pico do Cauê misturam-se a elementos presentes na obra de Drummond, como a industrialização e a modernização do mundo, pelas imagens de engrenagens, chaminés de fábrica, escadas, pontes, máquinas, relógios.

Criado pelo jornalista Afonso Borges, que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O festival teve início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano (31 de outubro) e segue até o próximo domingo (6), promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do festival.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nesta quinta-feira (3), às 19h, acontecerá a abertura oficial do Flitabiral, em formato híbrido: de um palco montado na Praça do Centenário, na frente da Casa de Drummond, Afonso Borges e Tom Farias conversam com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e o escritor e músico José Miguel Wisnik, estes no palco do Sesc-CPF, em São Paulo. Ambos com público presente em seus auditórios.

Em seguida, às 21 horas, haverá homenagem aos 120 anos do poeta, com leitura de textos feita por Thiago Lacerda, com as presenças de Pedro Drummond, Adriano Fagundes e o editor da Record, Rodrigo Lacerda. Esta mesa será aberta pelo prefeito de Itabira, Marco Antonio Lage.

Antes da homenagem, será realizado lançamento nacional do vídeo “Necromance”, baseado no livro homônimo de Cacá Gontijo e dirigido pelo cineasta Ruben Naftali. O filme é uma performance feita pelo grupo de dança Primeiro Ato, sob coreografia de Suely Machado, que estará presente no evento, para comentar o trabalho.

O palco principal do Flitabira vai se chamar Arena Newton Baiandeira, uma homenagem ao cantor e compositor itabirano, falecido em 2011.

Prosa portuguesa

O Flitabira traz à cidade uma das revelações da nova prosa portuguesa, a escritora Rute Simões Ribeiro, que vai fazer o lançamento nacional do seu livro “A breve história da menina eterna” (Editora Nós), no próximo sábado (5), às 21 horas. Antes, na sessão de 19 horas, a revelação nacional das letras brasileiras, Carla Madeira, autora de “Tudo é rio”, conversa com Afonso Borges sobre sua obra e criação literária, dividindo a mesa com o escritor Rodrigo Lacerda.

De Portugal virá também o fotógrafo Adriano Fagundes, brasileiro radicado em Lisboa, para a inauguração da exposição baseada no livro “Vasto mundo”.

Ainda no sábado, às 19 horas, o Flitabira apresenta o autor homenageado desta edição, o poeta Ricardo Aleixo, que recebeu, no dia 17 de outubro, o título de Notório Saber em Letras e Literatura, – equivalente ao grau de doutor –, concedido pela UFMG. Logo após, faz a noite de autógrafos de seus mais recentes livros.

Já a programação local, da qual participam moradores de Itabira, tem a curadoria de Sandra Duarte e Rafael de Sá. Ao todo, serão 23 mesas que colocarão em debate os mais diversos temas, como “Literatura no artesanato de Itabira”, “Capoeira – Arte e educação”, “Patrimônio imaterial“, “Poesia marginal”, “Itabira nos versos de Drummond: poesia, memória e história”, entre outros. Os convidados para participar dos debates foram escolhidos de acordo com sua experiência profissional e conhecimento do tema. Na mesa de “Poesia marginal”, por exemplo, participam os rappers Thiago SKP e Renato N22, sob a mediação do jornalista André Nascimento. Todas as mesas da programação local acontecerão presencialmente no Flitabira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas