Confira o que abre e fecha em Belo Horizonte no dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20), Belo Horizonte e o Brasil celebram o primeiro feriado do Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra, como estabelecido na Lei Federal nº 14.759, sancionada em dezembro de 2023.
O feriado será adotado em todo o território nacional e, por isso, os serviços e estabelecimentos comerciais podem ter horários de funcionamento diferenciados durante o período.
Veja o que abre e fecha durante o primeiro feriado de Consciência Negra em BH.
Supermercados e Varejo
Os lojistas de Belo Horizonte poderão operar normalmente nesta quarta-feira (20), contudo, devem estar regularizados em relação à Taxa Assistencial Única 2024/2025, de modo a evitar possíveis multas. A jornada de trabalho permitida é de oito horas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), as unidades do setor estão permitidas a funcionarem durante o feriado de Consciência Negra em Belo Horizonte e demais cidades do Estado, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Porém, os municípios do interior com CCTs diferentes podem prever o fechamento das lojas no período.
Shoppings
Durante o feriado, os malls da rede Multiplan na Capital, BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi terão seus quiosques e lojas abertos para o público das 14h as 20h. Os cinemas estarão abertos conforme a programação prevista de filmes para a data e as praças de alimentação funcionam das 10h as 22h.
O Shopping Cidade, Shopping Norte e Anchieta Garden Shopping devem operar das 10h as 16h na data.
No Power Shopping Centerminas, grande parte dos estabelecimentos terão operação facultativa, com exceção das seguintes lojas:
- Decathlon e 1001 Festas – 10h as 20h;
- Drogaria Araujo – 8h as 22h;
- Leroy Merlin – 9h as 20h;
- Supermercados BH – 9h as 22h.
Serviços públicos em BH no Dia da Consciência Negra
Limpeza urbana e coleta de lixo
A coleta de lixo acontece normalmente em BH nesta quarta-feira. A coleta seletiva não funciona, mas as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) funcionam normalmente durante o feriado.
Transporte público
Os ônibus de transporte público funcionarão com quadro de horários de feriado para as pessoas que precisarem se deslocar no Dia da Consciência Negra em Belo Horizonte.
Unidades de saúde
A Central de Internação (Cint), os Centros de Referência em Saúde Mental, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), o Samu, o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionarão por 24 horas durante o feriado.
Segundo a Fundação Hemominas, todas as unidades da entidade no Estado, estarão fechadas durante o feriado de Consciência Negra. Os serviços serão normalizados nesta quinta-feira (21).
Prédios culturais
O Museu Histórico Abílio Barreto, a Casa do Baile, o Museu da Moda, o Museu da Imagem e do Som e o Museu Casa Kubitschek receberão o público no feriado, das 10h as 18h. Os demais equipamentos culturais seguem sem programação no dia.
Ouça a rádio de Minas