Saiba o que funcionará em Belo Horizonte durante o feriado deste sábado (15)
O feriado nacional da Proclamação da República é celebrado no próximo sábado (15) e alguns órgãos e equipamentos públicos de Belo Horizonte seguem funcionando. Alguns serviços terão os horários alterados ou interrompidos, enquanto outros funcionarão normalmente.
Confira como será o atendimento em alguns pontos da cidade
- O transporte público da Capital vai operar com o quadro de horário de domingo.
- O serviço de coleta de resíduos domiciliares será realizado normalmente, diferente da coleta seletiva, que não será realizada.
- A Guarda Municipal, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e a Defesa Civil seguirão operando normalmente.
- As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Central de Internação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs funcionam normalmente.
- A Central de Atendimento Presencial do BH Resolve estará fechada no próximo sábado.
- O aplicativo da PBH, o Portal de Serviços e o telefone 156 poderão ser utilizados para solicitar serviços ou obter informações durante o feriado.
- O Procon-MG e a Sala Mineira do Empreendedor também estarão fechados.
Equipamentos culturais e parques municipais

Entre os equipamentos culturais, o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira estará aberto para atividades previamente agendadas no sábado e no domingo (16), assim como os centros culturais da Pampulha, Salgado Filho, São Bernardo e Zilah Spósito, que estarão disponíveis para as atividades previamente agendadas no domingo.
Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado funcionará normalmente e o Cine Santa Tereza está sem programação para a data do feriado. Todos os museus públicos municipais estarão abertos das 10h às 18h. O Teatro Marília seguirá com espetáculos em cartaz nos dias 15 e 16 deste mês, enquanto os demais estão sem programação para o sábado.
Além disso, todos os parques e zoobotânicos da Capital estarão abertos ou com acesso permanente durante o feriado, com exceção do Parque Alexandre Brandt e do Parque Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes (Parque Madri).
Assistência social e cemitérios
Quanto à assistência social, as Diretorias Regionais de Assistência Social (Dras), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e o Centro-Dia de Referência para as Pessoas com Deficiência da Praça Modestino de Sales Barbosa e do Barreiro não funcionarão no dia. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e o Serviço de Atenção ao Migrante também não estarão abertos.
Já os abrigos, casas de passagem, residências inclusivas, repúblicas e pós alta hospitalar funcionam normalmente e o Central de Vagas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) terá plantão 24 horas. O Centro Pop funcionará das 8h às 12h, com exceção do Centro POP Miguilim, que estará operando até às 16h; e o Serviço Especializado em Abordagem Social funcionará das 9h às 21h.
Os cemitérios públicos municipais estarão em funcionamento das 7h às 17h para a realização e atendimento para velórios e sepultamentos, com plantão administrativo para agendamento das 7h às 18h.
Para mais informações sobre o funcionamento destes e de outros serviços, acesse o site da PBH.
Ouça a rádio de Minas