Variedades

Acessa BH chega à 5ª edição com programação gratuita em setembro

Espetáculos, performances, exibições audiovisuais, oficinas e rodas de conversa ocupam palcos e centros culturais da capital mineira
Acessa BH chega à 5ª edição com programação gratuita em setembro
Foto: Vilmar Carvalho

O Festival Acessa BH, em sua 5ª edição, acontece entre 5 e 28 de setembro. A programação gratuita ocupará diferentes palcos e instituições culturais da capital mineira, como o Sesc Palladium, o Palácio das Artes, a Funarte MG e o Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Ao longo da programação, o público terá acesso a mais de 30 atividades, entre elas espetáculos teatrais, performances, exibições audiovisuais, lançamento de livro, oficinas e rodas de conversa. Artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido participam desta edição.

A abertura oficial será nesta sexta-feira (5), às 20h, no Sesc Palladium, com o espetáculo Monga, da atriz e diretora cearense Jéssica Teixeira, premiada com o Shell de Melhor Direção em 2023. A montagem mescla performance, instalação, humor e terror psicológico para revisitar a história de Julia Pastrana, conhecida como “Monga”, e provocar reflexões sobre padrões de normalidade e exclusão de corpos dissidentes. No domingo (7), no mesmo espaço, Teixeira lança a publicação bilíngue Monga, com a dramaturgia da peça em 182 páginas (português e inglês).

A primeira semana também traz o solo Azul Marítimo, do ator e cineasta gaúcho Victor Di Marco, no sábado (6), às 20h, no Sesc Palladium. A peça parte de movimentos involuntários do corpo para criar uma experiência cênica que transita entre dimensões íntimas e eróticas. Após a apresentação, haverá um bate-papo com a participação da diretora Jéssica Teixeira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No domingo (7), às 17h, a performance O corpo, o peso, o descanso, de Céu Vasconcelos (CE), ocupará o mesmo palco. A obra utiliza uma prótese de quatro metros para propor uma “andança aleijada”, explorando memória coletiva e espaço urbano. Logo depois, às 18h, será exibida uma mostra audiovisual com o videoclipe L’Automne Amoureux (Bélgica) e três curtas brasileiros:

  • Depois vem o silêncio (PR)
  • Nunca me viram gritar (SP)
  • Zagêro (RS)

A Funarte MG recebe duas atividades formativas. Nos dias 9 e 10 de setembro, das 14h às 17h, será realizada a oficina Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte, ministrada por Ademar Alves Jr. e Sara Paoliello (MG). A proposta é pensar a audiodescrição e a Libras como elementos criativos, e não apenas técnicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 3 de setembro pelo site Acessa BH.

No dia 10, às 18h, a instituição promove uma roda de conversa aberta ao público com a equipe de coordenação e consultores do festival. O encontro discutirá soluções práticas de acessibilidade cultural, a partir da experiência acumulada pelo Acessa BH.

Serviço

  • Ingressos gratuitos, conforme regra de cada espaço.
  • Funarte MG: para a roda de conversa não é necessária a retirada de ingressos.
  • Sesc Palladium – Grande Teatro, Cine Sesc e Teatro de Bolso: retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do Sesc Palladium. Um par por pessoa.
  • Sesc Palladium – Foyer Augusto de Lima – Sesc Palladium: não é necessária a retirada de ingressos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas