Variedades

Ações sociais da RHI Magnesita alcançam 25 mil pessoas em Minas e outros estados

Ao todo, foram 23 projetos apoiados pela companhia
Ações sociais da RHI Magnesita alcançam 25 mil pessoas em Minas e outros estados
Ao todo, foram 23 projetos apoiados principalmente em Minas Gerais e na Bahia, além de São Paulo | Foto: Divulgação RHI Magnesita

Com fortes raízes nos territórios nos quais está presente, a RHI Magnesita, líder global em soluções refratárias, investe em impacto social, fortalecimento de vínculos locais e contribuição para o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua no Brasil.

Em 2025, as ações sociais da companhia ampliaram o alcance e o escopo dos investimentos nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde, meio ambiente e geração de renda. Ao todo, foram 23 projetos apoiados, beneficiando mais de 25 mil pessoas, com atuação concentrada em Minas Gerais e na Bahia, com iniciativas também em São Paulo.

As ações foram realizadas no entorno de 10 plantas operacionais e territórios de atuação, combinando projetos sociais estruturados e o Programa de Voluntariado Corporativo. Atualmente, a empresa conta com 128 voluntários cadastrados, que fortalecem o relacionamento da empresa com as comunidades e contribuem diretamente para a execução das atividades ao longo do ano.

Entre os projetos apoiados estão iniciativas como o Querubins, na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte, que atende mais de 300 crianças e adolescentes com atividades educativas e artísticas. Em Contagem, na região metropolitana, o Graffite Pomme transformou um muro de 2.300 m² em um museu a céu aberto com obras de grafite de 22 artistas, levando, ainda, oficinas para estudantes da rede pública.

Na área de inclusão produtiva e geração de renda, o projeto Costurando Amor, desenvolvido também em Contagem e em Brumado (BA), promove o empoderamento feminino, cria oportunidades de renda e incentiva a economia circular. Em Contagem, Jussara Silva de Sousa Damasceno participa da iniciativa há dois anos e destaca o impacto positivo na vida da comunidade: “Meu envolvimento com o Costurando Amor surgiu por amor à costura e se tornou uma fonte de renda para mim e minha família”, relata.

Para a especialista em Relacionamento com Comunidades da RHI Magnesita, Lucilla Soledade, todo esse portfólio evidencia o impacto positivo e a contribuição da companhia para a melhoria das condições de vida nas comunidades onde estamos presentes. “Quando a empresa se aproxima das comunidades de forma genuína, entendendo suas necessidades e valorizando seus saberes, o impacto vai além dos números. São relações que geram oportunidades, fortalecem pessoas e contribuem para transformar realidades de forma sustentável”, afirma.

Os investimentos em esporte e educação também marcaram o ano, com projetos como o Sementinhas do Amanhã, centro esportivo-educacional para crianças de 6 a 11 anos em Ponte Alta (MG). Na Bahia, há o Futebol de Rua, presente em Santa Luz e Porto de Aratu, atendendo crianças e adolescentes no contraturno escolar, com foco em valores, cidadania e cultura da paz.

As ações de 2025 também incluíram a campanha de Natal Solidário, que mobilizou colaboradores e beneficiou cerca de 1.200 crianças e familiares em comunidades de Contagem e Ponte Alta, além de Brumado (BA), em parceria com associações de moradores e instituições sociais locais.

Para 2026, a companhia projeta a ampliação das ações sociais, passando de 10 para 13 territórios e de 23 para 26 projetos, com a expectativa de beneficiar mais de 30 mil pessoas. Essa expansão prevê levar projetos já consolidados, como o Costurando Amor, às cidades mineiras de Nova Lima e Ouro Branco, além de Paracuru (CE).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas