AGENDA CULTURAL | 31/10

Cinema
Ópera – A mostra “A Ópera no Cinema” trará obras cinematográficas influenciadas por grandes óperas da história mundial, seja em adaptações diretas, narrativas livremente inspiradas ou trilhas sonoras. A programação conta com 22 longas-metragens que abrangem produções dos anos 1920 até 1990, de versões fílmicas de óperas homônimas como La Traviata (1982), La Bohème (1926) e a A Flauta Mágica (foto), de 1975, até clássicos do cinema como Uma Linda Mulher (1990), Match Point (2005), Apocalypse Now (1979), e Amadeus (1984). Esse evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.
Quando: até 11 de novembro
Quanto: ingressos gratuitos com retirada 1 hora antes de cada sessão
Onde: Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)
Animação – Em comemoração ao Dia Internacional do Cinema de Animação, a Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a Festa do Cinema de Animação 2019 (La Fête du Cinema d’Animation). Entre as atrações, o público poderá assistir “O Ator” (1975), “A Máscara do Diabo” (1976), “A jovem e o violoncelista” (1964), “Uma bomba por acaso” (1969), “Potr’ e a filha das águas” (1974) e Arca de Noé (1967). Dentre as animações exibidas há aquelas que não possuem diálogos e vão atrair a atenção da garotada. É o caso de “O Tigre sem listras” (2019), “A Pequena Raposa” (2016), “A Gaiola” (2016), “A Bicicleta do elefante” (2014) e “A Grande migração” (1995).
Quando: até 31 de outubro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420 , Centro)
Artes plásticas
Obra Aberta: Nós Somos os Propositores – Nós somos os propositores: não lhe propomos nem o passado, nem o futuro, mas o agora”. Essas palavras, da artista mineira Lygia Clark, que invocam a participação do público na construção da obra de arte, guiaram a montagem da exposição. São cerca de 40 objetos, dentre reproduções de documentos, fotografias e maquetes, reunidos a partir de pesquisa do setor Educativo sobre o acervo fotográfico, documental e expositivo do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro.
Quando: até 1º de dezembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Museu Mineiro – Sala Atrium (Av. João Pinheiro, 342)
Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial – A mostra, que chega à Aliança Francesa de Belo Horizonte, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, e conta com 16 obras, entre fotos, textos, áudio e vídeo que contextualizam o surgimento da tradução automática e sua evolução.
Quando: até 15 de novembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galeria Georges Vincent (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
Selma Weissmann – A Galeria Labyrinthus apresentará a partir de 21 de outubro, obras da artista mineira Selma Weissmann. Sob a curadoria de Orange Matos Feitosa, a exposição ‘Avessos’ traz 56 obras, entre pinturas e desenhos. A artista é natural de Belo Horizonte e estudou na Escola Guignard de 1965 a 1975, onde também lecionou pintura e desenho nos anos 80. A artista participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.
Quando: até 20 de novembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galeria Labyrinthus (rua Hermilo Alves, 322, Santa Teresa)
Modernismo – A mostra “Paul Klee – Equilíbrio Instável’ reúne mais de 120 obras entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista suíço. A mostra é considerada a maior exposição de Klee (1879-1940) já realizada na América Latina e celebra o aniversário do CCBB-BH.
Quando: até 18 de novembro
Quanto: entrada gratuita (quarta a segunda-feira, das 10h às 22h)
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)
Música
Concerto – O ano de 2019 tem sido intenso para a Big Band Cefart, grupo musical criado para desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Após estudos, ensaios e apresentações, chegou o momento de a Big Band Cefart encerrar o ciclo anual em grande estilo, com a apresentação do concerto de final de ano. Regido pelos professores Camilo Christófaro (contrabaixo) e Harrison Santos (saxofone) sob coordenação geral do professor Pacífico Júnior, o grupo, que conta com 23 músicos, concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz.
Quando: Dia 31 de outubro (19h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes) – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Palco Brasil – O “Palco Brasil”, novo projeto musical de Belo Horizonte, nasce com o propósito de unir a experiência de três décadas de estrada do tecladista Henrique Portugal, fundador e músico do consagrado Skank, à tradição do Jack Rock Bar e o Shopping Cidade. A edição inaugural já “abre alas” com o pé direito: Leo Jaime e Maurinho Berrodagua (ex-Tianastácia) são os convidados de Portugal na largada, para uma noite especial de tributo ao bom rock brasileiro.
Quando: 5 de novembro, às 21h
Quanto: R$ 35 (1º Lote)
Onde: Jack Rock Bar (avenida do Contorno, 5623, Funcionários)
Ouça a rádio de Minas