Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (17/10)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (17/10)!
Crédito: Freepik

Maria Gadú no Sesc Palladium

Celebrando 20 anos de carreira e em turnê com seu quarto álbum de estúdio, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, Maria Gadú desembarca em Belo Horizonte para uma única apresentação no Mesa Brasil Musical, projeto que une solidariedade à cultura que acontece amanhã, às 20h30, com entrada gratuita mediante a doação de dois quilos de alimentos. No show, a cantora reverencia a música popular brasileira em um espetáculo onde realiza interpretações de canções que marcaram a sua vida. Acompanhada de sua banda, a cantora e compositora apresenta as regravações de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo, além de cantar seus grandes sucessos como “Shimbalaiê”, “Dona Cila” e “Bela Flor”. O disco “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” tem 12 faixas produzidas por Gadú, nas quais ela interpreta e toca todos os instrumentos das canções, comprovando sua versatilidade e pluralidade tanto como intérprete quanto como musicista.

“Bate-papo Calvino/Sabino”

A Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, participa da XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo. As iniciativas propostas nesta edição abordam o tema: “O Italiano e a Sustentabilidade” alinhado à celebração do centenário do nascimento de Italo Calvino, autor do visionário pensamento ecologista. Para marcar a data, amanhã, a partir das 19h30, a Casa Fiat de Cultura realiza o “Bate-papo Calvino/Sabino”, que abordará a relação entre os autores Italo Calvino e Fernando Sabino. O evento é presencial e a participação do público é gratuita, com inscrições pela Sympla: bit.ly/BatePapoCalvinoSabino. Se Ítalo Calvino, que faria 100 anos em 2023, é uma referência para a língua italiana, podemos encontrar um paralelo na língua portuguesa com Fernando Sabino. O professor Wander Melo Miranda, membro da Academia Mineira de Letras, é o convidado do bate-papo, que contará com a mediação da professora da Faculdade de Letras da UFMG, Anna Palma.

“Manual do Luto”

O escritor Fabrício Carpinejar é o convidado do Sempre Um Papo para conversar sobre o seu livro “Manual do Luto”, que traz a superação da perda como um dos temas. O bate-papo, sob a mediação de Afonso Borges, acontece hoje, às 19h30, no auditório da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho). Carpinejar compartilha uma perspectiva pessoal e, por vezes, otimista, sobre a dor que acompanha a perda de alguém querido. Dessa forma, o autor explora as dores que surgem a partir das inevitáveis perdas que todos enfrentamos ao longo da existência. O poeta se comunica com aqueles que estão passando pelo luto. Em “Manual do Luto”, cada capítulo é uma carta, e cada carta, uma lição de empatia. Carpinejar aborda todas as dores do mundo, descreve as mais graves e pungentes perdas da existência: dos pais, de um amigo, de um irmão, de um filho, de um marido ou de uma esposa. Compara o luto a um trabalho incansável de poda da memória, de faxina existencial, em que toda despedida seria o equivalente a herdar um terreno para construir uma casa no local.

Filarmônica recebe maestro russo

Membro de uma família de importantes regentes, o maestro convidado Thomas Sanderling traz sua experiência e musicalidade para dirigir, junto à Filarmônica de Minas Gerais, um programa totalmente dedicado à música russa. O público ouvirá um poema sinfônico pouco conhecido de Rachmaninov, “A Rocha”, a belíssima suíte do balé “A bela adormecida”, de Tchaikovsky, e a lírica e lúdica “Sétima Sinfonia”, de Prokofiev. As apresentações serão realizadas na próxima quinta-feira (19) e sexta-feira (20), às 20h30, na Sala Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Thomas Sanderling nasceu em São Petersburgo em 1942, durante o período em que seu pai, o famoso maestro Kurt Sanderling, atuava como regente da orquestra filarmônica da cidade. Com apenas 24 anos, foi nomeado diretor musical da Halle Opera. Foi o primeiro a gravar a “Suíte sobre versos de Michelangelo Buonarroti”, de Shostakovich, trabalho que lhe rendeu a admiração e uma vaga de assistente com Herbert von Karajan e também com Leonard Bernstein.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Paulinho Pedra Azul e Orquestra Opus

O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas será palco, na próxima sexta-feira (20), às 20h30, da apresentação da Orquestra Opus e do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Nesse encontro, serão apresentadas músicas que marcaram a carreira do artista, como “Jardim da fantasia”, “Cantar”, “Ave cantadeira”, entre outras, e algumas homenagens em que Paulinho canta canções de outros compositores, com arranjos inéditos criados, exclusivamente para este show, do maestro Leonardo Cunha. Os ingressos para o show custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site da Eventim. A classificação é livre. Paulinho Pedra Azul é cantor, compositor, artista plástico e escritor. Seu maior sucesso é a canção “Jardim da fantasia”. Fundada em outubro de 2006, a Orquestra Opus é composta por 22 músicos e regida pelo maestro Leonardo Cunha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas