Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (26/09)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (26/09)!
Crédito: Ricardo Laf

“JK, o Reinventor do Brasil”

Com a proposta de apresentar Juscelino Kubitscheck às novas gerações, a TV Cultura de São Paulo produziu a minissérie em quatro capítulos “JK, o Reinventor do Brasil”, que terá o primeiro episódio, em estreia nacional, exibido no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza), hoje, às 17h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. Trata-se de um documentário pop em ritmo de podcast, com linguagem acessível à juventude, que narra a história de JK desde o dia em que nasceu até o momento de sua morte trágica e jamais esclarecida. Para o idealizador e diretor executivo da obra, Fábio Chateaubriand, “é um pedaço da nossa história, cujos ecos ainda reverberam pelo País”. A minissérie “JK, o Reinventor do Brasil” integra um projeto maior que inclui o lançamento de uma fotobiografia e de uma exposição sobre o presidente que governou o País de 1956 a 1961 e que idealizou a construção de Brasília.

“Trem Negreiro”

O grupo musical mineiro Trem Tan Tan, conhecido nacionalmente pela luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento mental na sociedade, acaba de lançar o seu novo álbum, “Trem Negreiro”, patrocinado por Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As músicas já podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais e o clipe da canção que dá nome ao trabalho está disponível no YouTube. O show comemorativo será realizado hoje, às 20h, no Teatro Feluma (alameda Ezequiel Dias, 275, 7º Andar, Centro), com as participações especiais de Tom Nascimento, Raphael Sales, Everton Coroné e coral Fora da Caixa, que marcam presença em canções do novo trabalho. O álbum tem coordenação artística do multiartista Babilak Bah e direção musical e arranjos do talentoso trombonista Leonardo Brasilino, com arranjos de base de um dos seus participantes, Mauro Camilo. A entrada é franca, mas é necessário retirar ingressos previamente pelo Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/86680/d/215338/s/1451692). Para quem não puder prestigiar presencialmente, o show será transmitido ao vivo pelo YouTube.

“Da Terra: Espetáculo Performativo”

Na próxima quinta-feira, às 19h, o Memorial Vale recebe a performance “Da Terra: Espetáculo Performativo”, com Jonata e Nayara Leite. O espetáculo fala sobre as heranças transmitidas pelos saberes das plantas, na instauração de um corpo quintal que se estabelece por meio de um mascaramento realizado com folhas, frutos, raízes e legumes do dia a dia afro-indígena brasileiro. O objetivo do trabalho é sensibilizar o público para o legado afro-indígena no cotidiano, por meio da relação com a terra, compreendendo seus ciclos de plantar e colher. O evento integra o projeto Convocatórias 2022 e faz parte da 17ª Primavera dos Museus. A entrada é gratuita e é preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados. Jonata, cria das Minas Gerais, é artista da escrita, das artes visuais, do cinema e das artes do corpo. Nayara Leite nasceu em Ribeirão das Neves e iniciou seus estudos teatrais na escola de arte Valores de Minas (2014).

Nova temporada do “Estações”

Hora de embarcar em mais uma viagem por Minas Gerais com o Estações, da Rede Minas. A quarta temporada do programa apresenta um roteiro que segue os trilhos de cerca de dez cidades mineiras que vão ser apresentadas em 13 episódios. No embalo da locomotiva, o programa apresenta os terminais onde os passageiros chegavam e partiam, resgata a memória dos ferroviários que ajudaram a construir a história dessas cidades e ainda mostra alguns dos atrativos que tornam esses lugares ainda mais acolhedores. A estreia é hoje, às 19h, com Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A viagem começa na antiga Linha Garças de Minas a Belo Horizonte, um trajeto que contava com 50 estações ferroviárias. A equipe da Rede Minas foi visitar a antiga estação Bernardo Monteiro, que pertencia ao ramal Contagem, e resgata a história do imponente casarão do restaurado que, atualmente, está fechado. “Estações” pode ser visto, no mesmo horário, na redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A Casa do Finito”

Fica em cartaz até sábado (30), na Albuquerque Contemporânea (rua Antônio de Albuquerque, 885, Funcionários), a exposição “A Casa do Finito”, do pintor mineiro Alan Fontes. A mostra é aberta ao público e ocupa o piso térreo da galeria. Alan retrata a trajetória estabelecida por ele ao longo dos últimos anos – a similaridade entre a pintura e o espaço real, a relação entre o cinza e uma paleta cromática mínima e pontual, a distinção entre o público e o privado, o que pertence ao indivíduo e à história, propondo uma reflexão sobre a pandemia. A exposição, que instiga uma investigação acerca da natureza da imagem e sua capacidade de afetar tudo que a cerca, pode ser vista, de hoje a sexta-feira, de 10h às 19h, e no sábado, de10h às 13h30.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas