Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (08/11)!

Centenário de Fernando Sabino
O escritor mineiro Fernando Sabino, que completaria 100 anos em outubro, vai ser homenageado na XVII Feira do Livro de Itabirito. Hoje e no próximo domingo (12), o público será convidado para uma experiência envolvente no mundo literário do autor mineiro, com exposição de linha do tempo sobre a vida e as obras do escritor, mostra de fotos e cartas trocadas entre ele e amigos, retratando Fernando Sabino nos momentos diversos de seu dia a dia, e estandartes temáticos, que trazem frases do autor ilustradas por fotos, além de conhecer a réplica do escritório do escritor e de acompanhar apresentações teatrais, inspiradas nas obras do autor, e musicais. A Feira do Livro de Itabirito homenageia o centenário de Fernando Sabino e de Itabirito, através de contação de histórias, de feiras e de espetáculos artísticos, além de exposição de acervo literário e lançamento de livros.
Literatura de Edson Kayapó
Das margens do rio Amazonas, no Amapá, para dentro do Brasil. Esse foi o percurso do escritor indígena e doutor em história Edson Kayapó. Uma trajetória de sucesso que rendeu livros e prêmios, como da Unesco e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ainda criança, ele foi entregue a missionários cristãos na esperança dos pais em lhe dar uma vida melhor. O preço foi alto: “não só aprendi o português: eu desaprendi a língua originária, eu desaprendi as tradições do meu povo”, afirma no Conversações, da Rede Minas, que vai ao ar hoje, às 19h. No programa, que dedica uma temporada à literatura indígena, Edson Kayapó fala sobre sua história, que é também revelada ao público no livro “Projetos e presepadas de um Curumim na Amazônia”. O escritor ainda traz detalhes sobre “Um estranho espadarte na aldeia”, obra que traz a saga de um italiano que fugiu do presídio, na floresta amazônica. O público também pode acompanhar o programa, no mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
“O prisioneiro da grade de ferro”
A Sala 1 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe a sessão comentada e comemorativa dos 20 anos do documentário de Paulo Sacramento, “O prisioneiro da grade de ferro”. Na ocasião, Paulo Sacramento terá uma conversa com o pesquisador, realizador e curador Daniel Ribeiro Duarte. A única sessão será realizada amanhã, às 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes da sessão. A classificação é 16 anos. O filme é uma realização dos próprios encarcerados do Carandiru, que foi o maior centro de detenção da América Latina. Eles utilizaram as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio e documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias em que sobreviviam. O título do documentário é uma referência direta ao livro homônimo do jornalista investigativo Percival de Souza sobre a realidade interna das prisões brasileiras.
Roger Waters no Mineirão
Após passar por Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, um dos maiores nomes do rock mundial, Roger Waters chega a Belo Horizonte com a turnê “This is Not a Drill”. O show que acontece hoje, às 21h no Mineirão, terá cerca de 20 clássicos do compositor, cantor e baixista, incluindo obras do período em que esteve no Pink Floyd, histórica banda de rock progressivo da qual foi um dos fundadores. Presentes no set list estão “Us & Them”, “Comfortably Numb”, “Wish You Were Here”, e “Is This The Life We Really Want?”. Waters também apresenta uma nova composição, “The Bar”. Os portões do Mineirão serão abertos às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 220 e podem ser adquiridos na loja Eventim do Shopping 5ª Avenida (rua Alagoas, 1.314, Funcionários). A classificação etária é acima de 16 anos desacompanhado. De cinbco a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal A realização de “This is Not a Drill” no Brasil é uma parceria entre a Bonus Track, de Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, e a 30E.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas