Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (11/10)!

Centenário de Fernando Sabino
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, abre oficialmente o Ano de Fernando Sabino, comemoração nacional que homenageará o centenário do escritor mineiro a partir deste mês até outubro de 2024. A celebração será realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, hoje, um dia antes do que seria o 100º aniversário de Sabino, nascido em 12 de outubro de 1923. Às 19h, haverá uma solenidade de abertura, com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino. As ações começam mais cedo, às 9h, com a abertura da mostra “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”, no 3º Andar do prédio principal, localizado na Praça da Liberdade. Serão apresentados jornais e revistas históricos sobre o escritor até 17 de novembro. A segunda exposição, “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, será inaugurada às 19h, no 2º andar do prédio, no Hall das Coleções Especiais.
Coleção de arte do MAP
Um encontro entre o utópico mundo do modernismo e o universo experienciado por quem vive Minas, promovendo um novo olhar sobre a arte brasileira. Esta é a proposta da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, que foi aberta ontem. Realizada através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e a Casa Fiat de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Com cerca de 200 obras, a maior montagem já feita fora do MAP atravessa a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país. A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR), e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil. A mostra ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita.
Filarmônica em “Fora de Série”
Na próxima sexta-feira, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais revisita Couperin, em dois estilos contrastantes: a orquestração à francesa de Ravel e a germânica de Richard Strauss. A França segue presente neste concerto conduzido por José Soares, regente Associado da Filarmônica, com a orquestração de Debussy para as “Gymnopédies nº 3 e nº 1”, de Satie, e na leve e esfuziante “Suíte Francesa”, de Francis Poulenc. Este é um concerto da série “Fora de Série”, que, em 2023, com o tema Segundas Opiniões, explora como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu regente assistente nas duas temporadas anteriores. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
Ailton Krenak na Rede Minas
Ailton Krenak é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na instituição. Ele é o entrevistado do programa Conversações, da Rede Minas, hoje, às 19h. Krenak fala sobre a importância do meio ambiente e a relação da natureza com a identidade dos povos originários, tema abordado em seus livros. Também ativista social, revela um pouco de seu passado, suas influências e as obras produzidas que ganharam espaço nas prateleiras das livrarias e foram premiadas. Em bate-papo com o jornalista Cláudio Henrique, Krenak conta sobre alguns de seus livros, como “Ideias para adiar o fim do mundo”. A obra faz uma crítica à sociedade, a necessidade da diversidade e ameaça do colapso ambiental. Ele faz elogios a outros autores, como Ignácio de Loyola Brandão, e a sua relação com o meio ambiente. Mineiro, de Itabirinha, o escritor, poeta, ambientalista e filósofo construiu sua história pautada no movimento socioambiental e na defesa dos direitos dos povos indígenas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feira do Mineirinho
A Feira do Mineirinho preparou uma programação especial para quem vai curtir o feriadão em Belo Horizonte. Amanhã, será dia de comemoração dos 18 anos do moto clube Vigaristas Brasil, das 10h às 23h. A data será celebrada com muito rock’n’roll. Haverá apresentações das bandas: Go Back, Wolf Machine, The Cramberries, Putz Grilla e Gordini. A entrada é gratuita. No próximo domingo (15), será a vez do Festival de Samba e Pagode. A programação começa às 11h sob o comando do DJ Hugo Santiago. Na sequência, haverá apresentação do grupo Samba com a gente. Em seguida, o grupo Diga Lá vai animar o público com muito pagode. E para fechar o feriadão, em grande estilo, o grupo Mesa de Buteco preparou um repertório especial para todo mundo cair no samba.
Ouça a rádio de Minas