Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (28/12)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (28/12)!
Crédito: Flavia Canavarro

“Quando a Noite Chegar”

O projeto Teatro EmMov Digital, por meio do seu eixo Cenaweb, apresenta a versão digital, mediada pela curta metragem, de “Quando a Noite Chegar”, montagem com direção de Carlos Gradim; e dramaturgia do ficcionista e professor Edmundo de Novaes Gomes. O espetáculo pode ser visto amanhã, com acesso gratuito pelo site https://teatroemmovimento.com.br/portfolio/quando-a-noite-chegar/. Em cena, Teuda Bara, atriz reconhecida por seus trabalhos com o Grupo Galpão, recentemente homenageada pelo Prêmio Shell como uma das maiores atrizes do Brasil, e os atores Babi Amaral e Alexandre Cioletti, que interpretam os irmãos, filho e filha que se encontram para uma última despedida. Em uma cama está aquela a quem, daqui a pouco, dirão adeus: a mãe. A peça enreda temas ligados ao envelhecimento, ao tempo que nos resta, à continuidade e à descontinuidade, ao efêmero e o eterno, o que dura e aquilo que nos escapa entre os dedos. Grandes nomes das artes cênicas completam o elenco, como Rogério Falabella, Ione Medeiros, Camille K, Wilma Patrícia, Aruana Zambi e Amir Haddad, todos artistas com mais de 70 anos.

“Orquestra Ouro Preto: A-Ha”

Um sucesso retumbante que não para de ecoar. Assim é a trajetória do concerto “Orquestra Ouro Preto: A-Ha”, tributo à banda norueguesa que segue gerando desdobramentos devido à enorme adesão do público. Após a live realizada em 2021, o lançamento do repertório nas plataformas digitais e os teatros sempre lotados nas apresentações presenciais, inclusive durante o lançamento, no último dia 7 de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, chegou a hora de compartilhar com o público no YouTube, o registro audiovisual de um dos concertos mais celebrados pela plateia na trajetória da orquestra. Além de ouvir o repertório, o público poderá vivenciar a experiência estética completa, com os elementos visuais que também marcaram a década de 80 e que dialogam diretamente com a obra da banda norueguesa. O DVD foi lançado em forma física no último dia 7 e, agora é a vez de disponibilizar este conteúdo de forma gratuita no canal da Orquestra no YouTube.

“Mamonas Assassinas”

“Mamonas Assassinas, o Filme” chega hoje às telas dos cinemas brasileiros. Dirigido por Edson Spinello, o filme promete emocionar e divertir o público ao reviver a trajetória da icônica banda dos anos 90, conhecida por sua irreverência e originalidade musical. A película narra a história de cinco jovens que conquistaram um sucesso imediato. O roteiro, assinado por Carlos Lombardi (conhecido por obras como “Quatro por Quatro”, “Quinto dos Infernos”), adiciona uma camada extra de profundidade à narrativa. Ruy Brissac interpreta Dinho e o quinteto conta ainda com Beto Hinoto, como seu tio Bento, guitarrista da banda; Rhener Freitas como o baterista Sérgio Reoli; Adriano Tunes no papel do baixista Samuel Reoli; e Robson Lima interpretando Júlio Rasec, responsável por teclado, percussão e vocais, na banda. Com um olhar autêntico, o longa utiliza figurinos originais e recria fielmente os cenários, refletindo o esforço e a dedicação dos membros da banda. Filmado em Guarulhos, o berço dos Mamonas Assassinas, a obra se inspira em biografias musicais de sucesso e se destaca pelo cuidado minucioso com mais de 1.000 peças de figurino.

Exposição da Escola Guignard

Mais de cem obras das mais diversas manifestações artísticas, produzidas por 26 alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em artes plásticas da Escola Guignard – Uemg. Esta diversidade de estilos e linguagens está disponível ao público na mostra que o Palácio das Artes recebe até 14 de janeiro, na Galeria Mari’Stella Tristão, com entrada gratuita. A exposição é composta por pinturas, desenhos, esculturas, instalações, gravuras, fotografias e obras de cerâmica. De acordo com Adriano Gomide, professor de artes plásticas da Escola Guignard e um dos curadores da exposição, os alunos guardam uma grande expectativa para a mostra, que representa um marco para a conclusão do curso. “Depois de quatro anos dedicados aos estudos, expor no Palácio das Artes representa para os alunos uma verdadeira realização, a conclusão de um ciclo”, destacou. Segundo o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a exposição ganha um caráter mais especial por acontecer em um período que antecede o aniversário de 80 anos de fundação da Escola Guignard, que será celebrado em 29 de fevereiro de 2024.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas