Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (21/10)!

BH Soul Blues Festival
No sábado (21), domingo (22) e dias 25, 27 e 28 de outubro e 1º, 2, 4 e 9 de novembro, Belo Horizonte se transformar na “Capital Surpreendente do Blues”. Vem aí a XV edição do icônico BH Soul Blues Festival com atrações de destaque local, nacional e internacional que irão se apresentar em oito das nove regionais administrativas da cidade, criando o Circuito Belorizontino do Blues. No dia 11 de novembro, a festa de encerramento será no Galpão 54 na Lagoinha. Artistas Claudio Venturini, do 14 Bis, e Otávio Rocha do Blues Etílicos – considerada a banda mais famosa de blues do Brasil – estão entre as atrações neste ano. A abertura será realizada no sábado (21), em dois estabelecimentos: às 13h, na Livraria de Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários), tem show de Celso Moreira. Depois, às 16h, no Clã Espaço Cultura (rua Bernardo Cisneiros, 12, bairro Aparecida), tem Auder Jr e Blues Friends. No domingo (22), às 14h, no Quintal da Play (rua Perdões, 269, Carlos Prates),, é a vez de Fernanda Rocha e convidados. No dia 25 de outubro, quarta-feira, às 19h, o XBK Xtreme Barbecue King (rua Vitório Marçola, 184, Anchieta), promove o show de Osmar e o Blues + convidados.
Festival Sabiá
Com o tema “(Re) Inventar Caminhos”, inspirado no público 50+, o Festival Sabiá vai ocupar, no sábado (21) e domingo (22), de 9 às 18h, a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia difundindo o lema “50+ e nenhum sonho a menos”, o evento traz em sua programação dança, oficinas, teatro Giramundo e música, com Thiago Delegado, Roberto Menescal e Fernanda Takai dividindo o palco.O evento será aberto no sábado (21) com o workshop “Etarismo Artístico-Cultural: os espaços que ainda cabem as pessoas 50+”. A discussão será mediada pelos analistas de diversidade do Senac em Minas, Bruna Luzia, Bruno Silva e Elizabeth Junqueira. Segundo Samir Caetano, um dos idealizadores do Festival Sabiá, a proposta é criar um espaço potente para que a geração prateada se expresse criativamente, refletindo sobre os desafios e preconceitos sociais que cercam a terceira idade.
Concertos Dominicais Peter Lund
A Orquestra Jovem Vallourec se apresenta no domingo (22) no auditório do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) a partir das 11 horas. A apresentação, aberta ao público, faz parte do Projeto Concertos Dominicais Peter Lund, da universidade. O museu, que fica aberto de 3ª a sábado, de 9h às 17h, estará aberto à visitação neste domingo, também para o público que irá assistir ao espetáculo. O repertório da orquestra irá mesclar clássicos eruditos com composições populares, indo de Bach e Mozart, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Fernando Brant, e Enio Morricone, além da trilha de filmes e séries de sucesso, como “Indiana Jones” e “Game Of Thrones”. Formada em 2005, a Orquestra Jovem Vallourec tem regência do maestro Rogério Vieira e é composta por 26 músicos e estudantes que aprendem e aprimoram seus conhecimentos em teoria musical, violino, viola, contrabaixo, violoncelo, trompete, fagote, flautas doce e transversal e percussão.
“Platão e a Poesia”
Na segunda-feira (23), às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe, dentro do Ciclo Filosofia e Literatura, o professor doutor Guilherme Domingues da Motta para a palestra “Platão e a Poesia”. Nesta oportunidade, ele irá explorar questões como as restrições impostas à poesia por Platão no âmbito da educação proposta em seu diálogo “A República”. A palestra tem acessibilidade em libras e entrada gratuita. “A importância de discutir esse assunto hoje se dá não só pela necessidade de se lançar luz sobre uma questão polêmica no âmbito dos estudos platônicos e da história da crítica literária, mas também pela profundidade da análise de Platão sobre certos efeitos possíveis da recepção da poesia, os quais parecem dignos de exame e debate até os dias de hoje”, explica o professor.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas