Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (17/11)!

“40 anos na Estrada”
Leoni celebra 40 anos de carreira no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, em show inédito e cheio de sucessos, hoje, às 21 horas, onde o cantor e compositor revisita as canções que marcaram sua trajetória. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro Palácio das Artes e no site Eventim. No repertório de “40 anos na Estrada”, não faltam hits como “Só Pro Meu Prazer”, “Doublê de Corpo”, “Por que não eu?”, “Exagerado” e “Garotos II”, entre outros. Além das composições do cantor, algumas reinterpretações de canções de seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram, como “Quase sem querer”, da Legião Urbana, “Quase um segundo”, dos Paralamas do Sucesso, “Chega mais”, da Rita Lee e “Alegria alegria”, de Caetano Veloso, amplificam o clima de festa. Para celebrar essa importante data, Leoni tem como marco inicial o lançamento do compacto que tinha “Pintura íntima”, no lado A, e “Por que não eu?”, no B. Leoni iniciou a carreira na década de 80, fundando o Kid Abelha, onde atuou como baixista e principal compositor da banda.
Sessão da Meia-Noite
A já tradicional Sessão da Meia-Noite traz em novembro uma homenagem ao filme considerado um dos mais assustadores da história. O Cine Humberto Mauro exibe, à 0h de do dia 18 (de sexta-feira para sábado), o clássico de terror O Exorcista (1973), dirigido por William Friedkin e que completa 50 anos de lançamento em 2023. A sessão é gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente pela plataforma Eventim. A classificação indicativa é de 16 anos. A Sessão da Meia-Noite é uma faixa de programação especial do Cine Humberto Mauro, idealizada para servir como um ponto de encontro social, atraindo um público diversificado e proporcionando um espaço onde as pessoas podem se reunir, discutir o filme e celebrar a cultura da sétima arte. A ideia deste projeto é trazer à audiência filmes provocadores e instigantes – obras que, por exemplo, marcaram movimentos de contracultura ou que ocuparam e iluminaram lugares marginais da história do cinema.
“Tronos de Santo Antônio”
A devoção dos mineiros por Santo Antônio já é conhecida há tempos. Não por acaso, Belo Horizonte foi escolhida para receber a exposição “Tronos de Santo Antônio”, inédita no País, que está em cartaz até domingo (19), no Grand Hotel Ronaldo Fraga (rua Ceará, 1.205, Funcionários), com entrada gratuita. Promovida pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), a mostra contará toda a história sobre essa tradição centenária envolvendo o religioso e seus altares, incluindo o Museu de Lisboa – Santo António a esse contexto. Com visitas guiadas em tempo integral, será possível conhecer e contemplar de perto uma seleção de peças legítimas que evocam símbolos populares típicos e costumes regionais, tais como: os bairros, as ruas, as calçadas, os azulejos, os manjericos, as sardinhas e os pães, bem como as louças de barro, o tostãozinho, as festas e, claro, os tradicionais casamentos. A combinação de uma Lisboa bairrista e pura com uma versão mais contemporânea, metropolitana e cosmopolita, refletindo preocupações ambientais e sustentáveis, também será retratada na ocasião.
Mostra Coreográfica Kairós
O Grupo Cultura do Guetto apresenta no Teatro do Centro Cultural Unimed- BH Minas a Mostra Coreográfica Kairós, hoje, às 20h, e amanhã, às 19h. O evento incorpora o significado profundo do termo grego “Kairós”, que representa um momento oportuno e excepcional em termos de qualidade. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é livre. “Kairós” personifica o espírito coletivo, unindo dançarinos e dançarinas, coreógrafos e coreógrafas e o público para criar um momento memorável. Isso representa o testemunho da paixão e dedicação do Grupo Cultura do Guetto na exploração das infinitas possibilidades da dança como uma forma de conexão e expressão artística. O objetivo da Mostra Coreográfica Kairós é oferecer uma experiência que transcende as barreiras do tempo e espaço, apresentando trabalhos inéditos e também coreografias premiadas que se destacaram ao longo do ano de 2023 em festivais de dança em todo o Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas