Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (16/01)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (16/01)!
Crédito: Divulgação/CCBB BH

“Um Giro pelo Mundo”

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe, até o dia 4 de fevereiro, a 2ª edição do Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil. Com o tema “tolerância” presente nas histórias de todas as produções, a mostra exibe 50 filmes de 8 países, incluindo o Brasil, entre curta, média e longa-metragem, animação, documentários e ficção. A programação acontece sempre de quinta a domingo, das 14h às 17h30. Ao longo de toda a mostra, haverá cinco sessões acessíveis, com interpretação em libras (direto na tela) ou Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Além da exibição dos filmes, a programação conta atividades artísticas e culturais, como oficinas, espetáculos, contação de histórias e atrações voltadas para a sustentabilidade. O acesso é gratuito, mediante retirada antecipada de ingresso no site ccbb.com.br/bh. Sobre o tema escolhido, “tolerância”, Carina Bini, realizadora e curadora da mostra, explica que a curadoria buscou inspirar crianças e jovens espectadores a valorizar a aceitação e a compreensão mútua, independente das diferenças culturais, sociais ou individuais.

“Tangos e Boleros”

Por meio da programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe o show “Tangos e Boleros – Grandes Clássicos de suas Histórias”, na próxima, quinta-feira, às 20h. O espetáculo, com o ator e cantor Márcio Miranda, promete levar o público para uma viagem musical . Os ingressos para o espetáculo têm preço único de R$ 25 e podem ser adquiridos nos postos do Sinparc. A classificação é livre. O artista conduz o público em uma jornada musical em que interpreta clássicos da música mundial como “Por una cabeza”, “A media luz”, “El dia que me quieras”, “La cumparsita” “Quizás”, “Aquellos ojos verdes”, “Amapola”, “Historia de un amor”, “Besame mucho”, entre outros. Grandes nomes são lembrados como Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Roberto Goyeneche, Trio Los Panchos, Buena Vista Social Club, Agustin Lara, Consuelo Velasques além de artistas brasileiros como Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira e Ângela Maria. Márcio Miranda é acompanhado por Graça Bastos (piano), Ronei Costa (acordeon e violão), Paulo Thomaz (violino), Rafael Pereira (percussão) e Silvia Neiva (cantora convidada).

“Estamos Vivos”

O recifense Rodrigo Marques acumula em seu currículo diversos trabalhos que o credenciam como um dos principais nomes do humor no Brasil. Apesar do diploma de jornalista, Rodrigo está no stand up comedy desde 2008 e é um dos apresentadores do programa “A Culpa é do Cabral”, no Comedy Central. Seu bom humor no palco já levou Rodrigo para diversas cidades do Brasil e do mundo, inclusive fazendo uma turnê com shows em Portugal, na Irlanda, na Espanha e na Inglaterra no ano de 2022. Em suas redes sociais, Rodrigo acumula milhões de seguidores e visualizações, números que aumentam diariamente devido ao reconhecimento e sucesso de público e crítica em suas apresentações. Após gravar seu segundo especial de comédia e lançar na Netflix, Rodrigo Marques retorna aos palcos com seu novo show, “Estamos Vivos”, em que reflete sobre os instintos mais básicos do ser humano e aborda, com bom humor, a perspectiva da sociedade sobre eles. Com seu vocabulário rebuscado e muita franqueza, a marca registrada do RM, Rodrigo fala dos mais variados temas sob uma nova perspectiva a partir de suas experiências.

Assinatura da Filarmônica

Até o dia 28 de janeiro, o público está convidado a se tornar assinante da Filarmônica de Minas Gerais. As assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O assinante recebe vantagens que vão de significativos descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, em casa, os ingressos das apresentações compradas. Além disso, assinaturas têm sido adquiridas como opção de presente, pela experiência e pelo bom custo-benefício que proporcionam, além de durarem todo o ano. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série. A novidade para 2024 é a modalidade de Assinatura destinada a pessoas entre 14 e 17 anos. O objetivo é despertar o amor pela música nos jovens e estimular o hábito de vivenciar a música de concerto regularmente na Sala Minas Gerais. O jovem assinante terá desconto de 75% sobre o valor dos pacotes. Toda a programação e os pacotes de ingressos podem ser consultados no site www.filarmonica.art.br/seja-um-assinante. A temporada 2024 terá início no dia 2 de março.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas