Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (31/08)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (31/08)!
Crédito: Leonardo Morais

Visita ao DIÁRIO DO COMÉRCIO

O DIÁRIO DO COMÉRCIO recebeu ontem a visita do CEO da CMU Energia, Walter Fróes. O empresário foi recebido pela presidente do jornal, Adriana Muls, e pelo diretor executivo Yvan Muls. Entre as pautas discutidas no encontro, destacam-se o mercado livre de energia, a expansão da geração de energia solar e as energias renováveis.

Seminário de Energias Renováveis

O Sistema Ocemg reconhece os benefícios gerados pelas fontes renováveis e compartilha da preocupação mundial sobre as mudanças climáticas, assim como entende o papel do cooperativismo no atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Neste contexto, o Sistema Ocemg  realiza o Seminário de Energias Renováveis para apresentar o panorama e perspectivas futuras sobre as energias renováveis no Brasil e no mundo. O evento será realizado no dia 5 de setembro, de 8h30 às 17h30, no The One Business Center (avenida Raja Gabaglia, 1.143, Luxemburgo). Estão disponíveis 250 vagas. Os palestrantes serão Fábio Rosa, engenheiro Agrônomo, especializado em acesso e uso de energia renovável para promoção de desenvolvimento rural e geração de renda em propriedades rurais; Pedro Sena, superintendente de Política Minerária, Energética e Logística na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede); e a jornalista Giuliana Morrone.

Projeto “Fim de Tarde”

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) realiza na próxima segunda-feira (4) o seu projeto “Fim de Tarde”. Trata-se de palestra seguida por happy hour. O encontro será às 18h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que fica na avenida do Contorno, 4.456, Funcionários. Informações e inscrições pelos telefones: (31) 3281-0710 e 98988-3079 ou pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas. Nesta edição, o palestrante convidado é o consultor em estratégias de negócios, professor Ricardo Abdala. Ele abordará o seguinte tema: “Como utilizar as três inteligências: de negócios, competitiva e artificial. Ricardo Abdala é mestre em engenharia da produção, com ênfase em gestão de negócios e marketing, pela UFSC e especialista em administração da qualidade e produtividade, pelo Centro Universitário UNA. É professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC), , onde atuou como coordenador técnico do Curso de Especialização – Ênfase em Gestão de Negócios (2004 -2013).

“Trilogia de Traumas”

A companhia mineira de teatro Toda Deseo completa uma década e celebra com apresentação do seu mais recente trabalho, “Trilogia de Traumas”. Dirigida por Rafael Bacelar, a peça é estruturada em três atos solos, “Conselheira”, “Cachorra” e “Spur”, interpretados pelos atores Ju Abreu, Idylla Silmarovi e David Maurity. A partir de pesquisas e experiências individuais dos artistas, o trabalho discute temas como a vivência da maternidade, o não pertencimento e exploração dos corpos, e o isolamento social durante a pandemia. A montagem será apresentada hoje, amanhã e no sábado (2) , às 20h, no espaço cultural Gruta (rua Pitangui, 3.613, Horto). Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br e na portaria do espaço. A Toda Deseo foi fundada em 2013 e desde então dedica sua pesquisa às novas formas de ocupação teatral e à criação artística contemporânea, a partir de questões relacionadas às identidades e suas diferenças, com olhar atento para temas que circundam o universo LGBTQIA+.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Literatura dos povos originários

O Memorial Vale, na Praça da Liberdade, recebe hoje, a partir das 19 horas, a exposição “Araetá: a literatura dos povos originários” que apresenta a produção literária de escritores indígenas de 1998 até hoje. Dentre as 305 etnias existentes no Brasil, 40 diferentes povos têm a literatura representada nesta exposição, compondo uma produção literária de 335 títulos de 110 escritores publicados por 120 diferentes editoras brasileiras. Os escritores estão divididos por biomas – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica – reunindo nomes como Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Cristino Wapichana, Álvaro Tukano, Daniel Munduruku, André Baniwa, Yaguarê Yamã, Márcia Kambeba, Auritha Tabajara, Graça Graúna, Kaká Werá Jekupé, Olívio Jekupé, Werá Jeguaka Mirim e Maria Kerexu, Gleycielli Nonato e Marcos Terena, entre outros. Na abertura do evento haverá performance/leitura dramática de poemas de Gleycielli Nonato, uma das autoras presentes na exposição. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser vista até o dia 5 de novembro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas