Pré-estreia de ‘O Agente Secreto’ em BH tem fila de ‘dobrar’ o quarteirão e lotação máxima

Com uma fila que virava o quarteirão para a retirada de ingressos, a noite dessa terça-feira (23) marcou a abertura da 19ª edição do Festival Internacional de Filmes – CineBH. A sessão de estreia exibiu, com lotação máxima no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, o aguardado longa cotado para representar o Brasil no Oscar “O Agente Secreto”, novo trabalho do diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido também pelo sucesso “Bacurau”. Mais de mil pessoas assistiram à projeção.
Com entrada franca, o festival segue até 29 de setembro, exibindo 101 filmes, entre 48 longas, um média e 52 curtas-metragens, distribuídos em 71 sessões. As exibições ocorrem em diversos espaços da Capital. A programação também inclui oficinas, consolidando o festival como palco de reflexão e intercâmbio cultural, com destaque para a produção latino-americana.

A noite de abertura contou com apresentações dos grupos Favelinha Dance e AGBARA, antes da projeção de “O Agente Secreto”. A cerimônia também foi marcada pela entrega de homenagens a personalidades que contribuíram para a difusão da cultura mineira, com destaque para o ator Carlos Francisco, que recebeu um tributo especial pelo trabalho e valorização do cinema nacional.
“Sou um quilombola de formação oral e uma homenagem dessas me mostra que deu pra aprender direitinho”, disse o homenageado, que também faz parte do elenco do filme apresentado na noite.

- Leia também: Filme brasileiro cotado para o Oscar será exibido gratuitamente na Mostra CineBH; veja a programação
Saiba quando ‘O Agente Secreto’ chega aos cinemas brasileiros
O longa-metragem, que tem duração de duas horas e quarenta minutos, é estrelado por Wagner Moura, que interpreta um personagem enigmático em uma trama que mistura suspense político, espionagem e crítica social no Brasil de 1977.
Produzido com patrocínio master da Petrobras, o filme chega aos cinemas brasileiros em novembro, após uma trajetória já consagrada no circuito internacional.
Antes mesmo de chegar ao circuito comercial, “O Agente Secreto” já conquistou importantes prêmios internacionais, incluindo Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, uma das mais prestigiadas premiações do cinema mundial. O longa também foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, ao ser indicado à categoria de Melhor Filme Internacional.
O cinema brasileiro vive um momento histórico. No início deste ano, o País conquistou seu primeiro Oscar com o longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional.
Confira a sinopse:
“Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso, mudando-se de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega à capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio”.
Ouça a rádio de Minas