Variedades

Ailton Krenak realiza palestra no CCBB de Belo Horizonte

Líder indígena estará ao lado do artista residente da 9ª edição do Programa Bolsa Pampulha, Rafael Prado
Ailton Krenak realiza palestra no CCBB de Belo Horizonte
Crédito: Divulgação ABL

Como parte da programação da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz no CCBB BH até 30 de novembro, acontece no dia 9 deste mês, sábado, às 19h, a palestra “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos”, com o líder indígena Ailton Krenak e o artista residente da 9ª edição do Programa Bolsa Pampulha, Rafael Prado.

A proposta é dialogar sobre como a produção cultural amplia o acesso do público aos saberes ancestrais, direitos humanos e resgate das cosmovisões sustentáveis do passado. Para participar da palestra, os ingressos gratuitos poderão ser retirados no site do CCBB BH e na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Ópera Porgy and Bess

No mês da Consciência Negra, o Coral Lírico (CLMG) e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) apresentam, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, “Sobre Tons – ‘Porgy and Bess’ em concerto”, em 6 de novembro (quarta-feira), às 20h.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 A ópera “Porgy and Bess” é uma adaptação do romance “Porgy”, escrita por DuBose Heyward e publicada em 1925. A narrativa acompanha a história de Porgy, uma pessoa com deficiência que mora em uma comunidade pobre em Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

A obra foi composta por George Gershwin, com libreto do autor do livro, e letras de Heyward e Ira Gershwin.  A apresentação, que integra programa de ações do Sobre Tons, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, ao discutir questões raciais, chama a atenção para o papel da música como uma poderosa ferramenta de sensibilização e promoção da igualdade e justiça social.

A última ópera

Com muitas novidades e uma dose generosa de comédia, o espetáculo “A Última Ópera” faz uma única apresentação especial no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Após três temporadas de sucesso, o aclamado espetáculo mineiro, também conhecido como “Ópera Massacre” ou “A Grande Ópera”, se prepara para sua última apresentação do ano, que pode marcar o encerramento definitivo dessa trajetória nos palcos.

Em cartaz desde 2022, a peça aborda de maneira cáustica e hilária a efemeridade da vida, contando a história de uma diva da ópera cuja existência está suspensa entre a vida e a morte, dependendo do ponto de vista de quem a observa. A apresentação única em Belo Horizonte ocorrerá no dia 16 de novembro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas