Ailton Krenak realiza palestra no CCBB de Belo Horizonte

Como parte da programação da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz no CCBB BH até 30 de novembro, acontece no dia 9 deste mês, sábado, às 19h, a palestra “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos”, com o líder indígena Ailton Krenak e o artista residente da 9ª edição do Programa Bolsa Pampulha, Rafael Prado.
A proposta é dialogar sobre como a produção cultural amplia o acesso do público aos saberes ancestrais, direitos humanos e resgate das cosmovisões sustentáveis do passado. Para participar da palestra, os ingressos gratuitos poderão ser retirados no site do CCBB BH e na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Ópera Porgy and Bess
No mês da Consciência Negra, o Coral Lírico (CLMG) e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) apresentam, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, “Sobre Tons – ‘Porgy and Bess’ em concerto”, em 6 de novembro (quarta-feira), às 20h.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A ópera “Porgy and Bess” é uma adaptação do romance “Porgy”, escrita por DuBose Heyward e publicada em 1925. A narrativa acompanha a história de Porgy, uma pessoa com deficiência que mora em uma comunidade pobre em Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
A obra foi composta por George Gershwin, com libreto do autor do livro, e letras de Heyward e Ira Gershwin. A apresentação, que integra programa de ações do Sobre Tons, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, ao discutir questões raciais, chama a atenção para o papel da música como uma poderosa ferramenta de sensibilização e promoção da igualdade e justiça social.
A última ópera
Com muitas novidades e uma dose generosa de comédia, o espetáculo “A Última Ópera” faz uma única apresentação especial no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Após três temporadas de sucesso, o aclamado espetáculo mineiro, também conhecido como “Ópera Massacre” ou “A Grande Ópera”, se prepara para sua última apresentação do ano, que pode marcar o encerramento definitivo dessa trajetória nos palcos.
Em cartaz desde 2022, a peça aborda de maneira cáustica e hilária a efemeridade da vida, contando a história de uma diva da ópera cuja existência está suspensa entre a vida e a morte, dependendo do ponto de vista de quem a observa. A apresentação única em Belo Horizonte ocorrerá no dia 16 de novembro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Ouça a rádio de Minas