Variedades

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam de graça na Praça da Liberdade, em BH

Concerto integra comemorações pelos 25 anos da Orquestra e revisita clássicos do cantor em arranjos orquestrais
Atualizado em 21 de julho de 2025 • 16:28
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam de graça na Praça da Liberdade, em BH
O músico Alceu Valença e o maestro Rodrigo Toffolo, diretor da Orquestra Ouro Preto | Foto: Rafael Garcia/Divulgação

Depois de atrair mais de 40 mil pessoas em Ouro Preto, o espetáculo “Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto” chega a Belo Horizonte. O concerto gratuito será realizado neste domingo (27), às 18h, na Praça da Liberdade, um dos cartões postais mais emblemáticos da capital mineira.

A apresentação revisita os clássicos de Alceu Valença em novos arranjos assinados por Mateus Freire, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham releituras orquestradas, combinando o popular ao erudito.

“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos nem o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma o maestro e diretor musical, Rodrigo Toffolo.

Alceu Valença também destaca a experiência transformadora do projeto. “A cada apresentação com a orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a orquestra é como o nirvana para mim”, diz o cantor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A parceria entre o artista pernambucano e a Orquestra Ouro Preto teve início em 2012 e já resultou nos álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022). Em 2025, o projeto alcançou reconhecimento internacional com uma turnê europeia que passou por cidades como Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim, todas com ingressos esgotados. Esse projeto, no início do ano, abriu as comemorações de aniversário de 25 anos.

Aniversário da Orquestra Ouro Preto

O espetáculo gratuito em Belo Horizonte também faz parte das comemorações pelos 25 anos da Orquestra Ouro Preto e reforça a proposta de democratizar o acesso à música e valorizar o patrimônio cultural das cidades onde se apresenta.

As comemorações estão acontecendo ao longo do ano. Entre as surpresas da temporada, a Orquestra Ouro Preto, mais uma vez, apostou na ousadia. Após o sucesso da adaptação operística de Hilda Furacão, a formação mineira mergulhou em outro best-seller da literatura brasileira e está levando aos palcos uma versão inédita de Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. A estreia foi nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 28 de junho, com um enorme sucesso.

Em Belo Horizonte, “Feliz Ano Velho, a Ópera”, terá sua estreia nos dias 22 e 23 de agosto, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os ingressos já estão à venda no site Eventim e nas bilheterias do teatro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas