Variedades

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam na Praça Tiradentes

Show promete reunir públicos de todas as idades para celebrar a cultura brasileira
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam na Praça Tiradentes
Concerto do cantor pernambucano e da Orquestra Ouro Preto será na Praça Tiradentes neste sábado, às 21h | Foto: Divulgação Rafael Strabelli

Um dos encontros mais especiais da música brasileira será realizado na Praça Tiradentes, na histórica Ouro Preto, neste sábado (24), às 21h. Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto realizam um concerto gratuito em uma noite que promete reunir públicos de todas as idades para celebrar a cultura brasileira em um dos mais belos cenários do País.

O espetáculo vai revisitar a obra de Alceu Valença em arranjos sinfônicos criados por Mateus Freire e regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham arranjos especiais, combinando a força da música popular com as cores de uma das mais queridas orquestras do país.

“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma o regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo.

Já Alceu Valença destaca a experiência como uma redescoberta de sua própria obra. “A cada apresentação com a orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a orquestra, é como o nirvana para mim”, emociona-se o cantor.

A parceria entre o artista pernambucano e a formação mineira teve início em 2012, e, desde então, tem conquistado plateias por onde passa. Com dois discos registrados – Valencianas (2014) e Valencianas II (2022) -, o projeto une a força poética e popular da obra de Alceu com a criatividade dos arranjos sinfônicos da orquestra.

Parceria duradoura

Em 2025, a parceria também ganhou os palcos da Europa, com uma turnê que passou por sete cidades – entre elas Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim -, com ingressos esgotados e críticas entusiasmadas, confirmando a força dessa fusão. “O sucesso da turnê europeia mostra como essa união é capaz de atravessar fronteiras. É um projeto que respeita a essência da música brasileira e, ao mesmo tempo, a reinventa com frescor e sofisticação”, afirma Toffolo.

A apresentação em Ouro Preto faz parte das comemorações dos 25 anos da orquestra, que realiza uma série de ações e concertos especiais pelo Brasil e no exterior em 2025. E Ouro Preto é especial porque é “a casa” da orquestra.

O concerto deve atrair moradores da cidade, turistas e fãs da música de Alceu Valença, reforçando o papel da cultura como ponto de encontro e identidade. O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura de Ouro Preto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas