Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam na Praça Tiradentes

Um dos encontros mais especiais da música brasileira será realizado na Praça Tiradentes, na histórica Ouro Preto, neste sábado (24), às 21h. Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto realizam um concerto gratuito em uma noite que promete reunir públicos de todas as idades para celebrar a cultura brasileira em um dos mais belos cenários do País.
O espetáculo vai revisitar a obra de Alceu Valença em arranjos sinfônicos criados por Mateus Freire e regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham arranjos especiais, combinando a força da música popular com as cores de uma das mais queridas orquestras do país.
“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma o regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo.
Já Alceu Valença destaca a experiência como uma redescoberta de sua própria obra. “A cada apresentação com a orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a orquestra, é como o nirvana para mim”, emociona-se o cantor.
A parceria entre o artista pernambucano e a formação mineira teve início em 2012, e, desde então, tem conquistado plateias por onde passa. Com dois discos registrados – Valencianas (2014) e Valencianas II (2022) -, o projeto une a força poética e popular da obra de Alceu com a criatividade dos arranjos sinfônicos da orquestra.
Parceria duradoura
Em 2025, a parceria também ganhou os palcos da Europa, com uma turnê que passou por sete cidades – entre elas Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim -, com ingressos esgotados e críticas entusiasmadas, confirmando a força dessa fusão. “O sucesso da turnê europeia mostra como essa união é capaz de atravessar fronteiras. É um projeto que respeita a essência da música brasileira e, ao mesmo tempo, a reinventa com frescor e sofisticação”, afirma Toffolo.
A apresentação em Ouro Preto faz parte das comemorações dos 25 anos da orquestra, que realiza uma série de ações e concertos especiais pelo Brasil e no exterior em 2025. E Ouro Preto é especial porque é “a casa” da orquestra.
O concerto deve atrair moradores da cidade, turistas e fãs da música de Alceu Valença, reforçando o papel da cultura como ponto de encontro e identidade. O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura de Ouro Preto.
Ouça a rádio de Minas