Aliança Francesa exibe Festival Liberté

A Revolução Francesa foi um marco na história mundial. Em julho, a Aliança Francesa de Belo Horizonte realiza o Festival Liberté, com diversas atrações envolvendo música, exposição, encontros de cinema e de literatura, entre outras atividades culturais. Pelo segundo ano, toda a programação é virtual e 100% gratuita para o público.
O festival tem como tema a liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. A Aliança Francesa realiza uma série de atividades em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.
A edição 2021 tem início com atração que celebra a Festa Nacional Francesa, com o concerto de Valerie Lu – Meu mundo a moi, hoje, às 20h, transmitido pelo YouTube da Aliança Francesa de Belo Horizonte. O show, que conta com a participação especial do artista Paulinho Pedra Azul, será realizado sem a presença de público, com transmissão a partir do teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e seguindo todas as recomendações sanitárias. A transmissão também ocorrerá no próximo dia 23, às 23h30, no programa Zás da TV Assembleia.
Amanhã e na sexta-feira, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se une à celebração em dois concertos que fazem uma homenagem aos 100 anos de falecimento de Saint-Saëns. Será apresentada a obra “Concerto para violino nº 3 em si menor, OP. 61”, exemplo claro da vinculação visceral de Saint-Saëns à linguagem romântica. A transmissão acontece ao vivo no YouTube da Filarmônica
A mostra “Curta em Francês” integra o Festival Liberté para trazer uma programação em parceria com o Sesc. A série “Le temps des cerises” acontece até domingo com filmes gratuitos e on-line disponíveis na plataforma Sesc Digital. São 12 curtas-metragens sobre revoltas e revoluções com diversas abordagens.
Mesmo que o tribunal revolucionário tenha comentado, ao momento de decretar a morte do químico Lavoisier em 1794: “A República não precisa de cientistas”, as ciências modernas devem muito à Revolução Francesa, começando com a liberação da cosmologia do dogma do Criacionismo. E se hoje fosse possível enxergar a história do universo, seus cosmos e complexidades de uma maneira visualmente bem elaborada? Graças a pesquisas realizadas por centenas de astrofísicos, isso é possível. Esse é o tema da exposição “Universo: um mapa para voltar no tempo” disponível a partir do próximo dia 19, com acesso gratuito no site da instituição.
Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no próximo dia 22, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As produções selecionadas são ‘’Danton – O Processo da Revolução’’, ‘’Adeus, Minha Rainha’’ e ‘’Os Visitantes – A Revolução’’.
Ouça a rádio de Minas