Variedades

Aliança Francesa lança cineclube virtual

Aliança Francesa lança cineclube virtual
Crédito: Divulgação

Os filmes têm a capacidade de transportar o telespectador para outros mundos e histórias, emocionando e abrindo a mente para outras perspectivas. Para promover uma discussão entre os apaixonados pela sétima arte, a Aliança Francesa de Belo Horizonte criou o “Bande à Part”, um cineclube virtual com filmes de países francófonos. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas até amanhã.

A cada mês, alguns filmes serão disponibilizados aos participantes que poderão assisti-los gratuitamente pela internet. Amanhã, às 18 horas, acontece o primeiro encontro virtual do “Bande à Part”, com um bate-papo informal no qual todos estão convidados a assistir, discutir, refletir e se emocionar com o cinema.

Os filmes serão escolhidos por ciclos, que podem ser por temática, diretor, atores, gêneros, entre outros. No mês de lançamento, o tema é “Amor” e conta com três filmes franceses. O público tem à disposição os longas-metragens “Um homem fiel” (foto), de 2019, “As primeiras férias não se esquece jamais” (2019) e “Amor a segunda vista” (2018).

Os encontros serão realizados on-line, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará mensalmente aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo com dia e hora para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa, que tem como parceiro o Festival Varilux em Casa, tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

“Estamos muito felizes em colocar em prática esta iniciativa que visa, antes de mais nada, criar um espaço agradável de discussão e reflexão sobre os filmes e a sétima arte”, conta o gerente cultural da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Lucas Moraes. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas