AML empossa Maria Esther Maciel

Mineira de Patos de Minas, Maria Esther Maciel tomou posse na última sexta-feira na cadeira de número 15 da Academia Mineira de Letras (AML), em cerimônia comandada pelo presidente da entidade, Rogério Faria Tavares. Tendo como patrono o escritor Bernardo Guimarães, o último ocupante da cadeira foi o deputado Bonifácio Andrada. A entidade tem hoje cinco mulheres entre seus membros. Na história, nove mulheres foram empossadas na AML.
O diploma foi entregue a Maria Esther pelo acadêmico Caio Boschi. O discurso de recepção foi feito por Jacyntho Lins Brandão. Maria Esther também recebeu homenagem especial de seus colegas da Faculdade de Letras da UFMG. Poeta e ensaísta, é também editora da revista literária Olímpio, junto com José Eduardo Gonçalves, Maurício Meireles e Júlio Abreu.
Professora titular de teoria da literatura e literatura comparada da Faculdade de Letras da UFMG, nos níveis de graduação e pós-graduação, até 2018, Maria Esther Maciel é professora colaboradora da Pós-Graduação em teoria e história literária da Unicamp. Possui mestrado em literatura brasileira pela UFMG (1990), doutorado em literatura comparada pela mesma instituição (1995), pós-doutorado em cinema pela Universidade de Londres (1999/2000) e em literatura comparada pela Universidade de São Paulo (2012/2013). Foi professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG (2009/2010).
Criou e coordenou, na Fale/UFMG, o Núcleo de Estudos LatinoAmericanos (Nelam e o núcleo Transverso – Criação e Estudos Poéticos. É pesquisadora nível 1-C do CNPq, tendo desenvolvido, desde 2007, cinco projetos de pesquisa, com bolsa de produtividade em pesquisa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É professora colaboradora do curso de maestría en literaturas de América Latina de la Universidad Nacional de San Martin (Buenos Aires, Argentina).
Publicou 15 livros autorais em diferentes gêneros literários. Foi finalista de vários prêmios literários: Prêmio Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Portugal Telecom de Literatura e Prêmio Oceanos. Recebeu, com “O livro dos nomes” (Companhia das Letras, 2008), menção especial no Prêmio Casa de las Américas 2009.
Ouça a rádio de Minas