Variedades

AML lança catálogo de “Escritos de Minas”

AML lança catálogo de “Escritos de Minas”
Crédito: Divulgação/AML

A Academia Mineira de Letras (AML) realiza hoje, às 19h30, o lançamento do catálogo virtual da exposição “Escritos de Minas”, primeira mostra exibida no site da instituição, que inaugurou a Galeria Virtual AML.

A obra “Escritos de Minas” registra todo o conteúdo da mostra, com texto de apresentação de Rogério Faria Tavares, presidente da AML, e texto de introdução da Academia Mineira de Letras. Além disso, inclui informações curatoriais, preparadas por Larissa Pena, e é prefaciada por Ana Elisa Ribeiro, doutora em Linguística Aplicada e professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Para lançamento do catálogo, a AML realizará uma mesa de debate, na forma de webinário, sobre a importância da memória, dos registros e da salvaguarda de documentos. A discussão destaca o uso dos recursos e serviços da informação nas perspectivas do desenvolvimento de coleções digitais e da organização bibliográfica nacional.

O webinário “A memória em trânsito: os percursos dos livros entre o físico e o digital” será transmitido via YouTube, ao vivo, no canal da AML e contará com a participação da professora doutora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Paula Meneses Alves, e da bibliotecária da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG, Diná Marques. Participará também a curadora da exposição, Larissa Pena. Diogo Andrade, organizador do catálogo, fará a mediação do debate.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os interessados devem fazer sua pré-inscrição pelo link https://forms.gle/YAaao6JgEqKY6bmj7 Os ouvintes receberão certificado de duas horas/aula, emitido pela Academia Mineira de Letras, mediante preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante o evento.

Parcerias – A Academia Mineira de Letras deu mais um passo na jornada de valorização da literatura de Minas Gerais. Na semana passada, foram assinados dois importantes convênios envolvendo também o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (JMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), e a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), para projetos literários a serem executados ainda em 2022.

Foi renovada a parceria entre a Escola Judicial e a AML para a realização da segunda temporada do projeto Vozes Poéticas. A iniciativa surgiu para valorizar a produção poética mineira, resgatando o legado de autores que honraram as melhores tradições literárias de Minas.

Por meio da produção de podcasts que oferecem a leitura de obras de grandes poetas mineiros, a iniciativa tem permitido o entrelaçamento entre memória, história, educação e formação. Nessa segunda fase, que estreia em março, serão destacados oito poetas: Alphonsus de Guimaraens Filho, Emílio Moura, Belmiro Braga, Édison Moreira, Elizabeth Rennó, Yeda Prates Bernis, Maria José de Queiroz e Maria Esther Maciel. 

Além disso, com a união da AML, da Ejef e da Amagis, um dos convênios prevê edição de obra compilando quatro romances do magistrado e escritor mineiro José Godofredo de Moura Rangel. Os livros “Vida ociosa”, “Falange gloriosa”, “Os bem-casados” e “A filha” serão reeditados e relançados.

O presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, ressalta que esse tipo de parceria é essencial para continuar com projetos significativos envolvendo a cultura e a literatura. “Quanto mais associações se unirem em prol da literatura, mais programas podem ser criados. Assim podemos resgatar a memória de importantes obras e autores e também fomentar a produção atual no estado”, explica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas