Variedades

AML lança edição especial de revista

AML lança edição especial de revista
Crédito: Guto Cortes

Entre as ações comemorativas dos 110 anos de sua fundação, a Academia Mineira de Letras (AML) lançou número especial de sua revista – o volume LXXIX 2019 -, que percorre a história da instituição e a trajetória de seus acadêmicos, juntando-se à celebração dos 300 anos de Minas Gerais, em importante parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A capa da revista foi feita pelo acadêmico Carlos Bracher e o texto da ‘orelha’ é de Letícia Malard, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A revista da AML foi fundada em 1922 e é uma das publicações literárias mais antigas do Estado até hoje em circulação.

Contendo um dossiê composto por 60 textos, a revista apresenta ensaios sobre Afonso Arinos de Melo Franco, Alphonsus de Guimaraens, Antenor Pimenta, Belmiro Braga, Benito Barreto, Fábio Lucas, Maria José de Queiroz, Milton Campos, Olavo Romano e Rui Mourão, entre outros. Dividida em cinco seções, a revista agora também conta com a sua versão eletrônica, que está disponível gratuitamente no site da Academia. A versão impressa, que já está pronta, será lançada em 2021, quando as condições sanitárias permitirem.

A versão eletrônica acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

“No momento em que Minas Gerais completa os 300 anos de sua emancipação política e administrativa, nada melhor do que destacar a literatura que foi capaz de produzir, com engenho e arte, no decorrer de sua trajetória. Uma das expressões mais antigas e potentes da vida literária do Estado, a Academia Mineira de Letras (AML) se une, entusiasmada, às comemorações do tricentenário, feliz por celebrar 11 décadas de existência nas páginas de sua publicação mais consagrada.” Com essas palavras o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, inicia a apresentação do volume de 614 páginas, no qual vozes expressivas das artes, da literatura e do ensino, em Minas Gerais fazem seus depoimentos sobre muitos dos nomes ilustres que ocuparam as 40 cadeiras da entidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O acesso à versão eletrônica de número especial da revista da Academia Mineira de Letras – volume LXXIX 2019 é https://academiamineiradeletras.org.br/revistas/.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas