AML revê obra de Godofredo Rangel

A vida e obra do autor Godofredo Rangel fica em evidência em palestra na Academia Mineira de Letras (AML). O escritor Enéas Athanázio apresenta “Recordando Godofredo Rangel” em vídeo que ficará disponível, no YouTube da AML a partir de hoje, às 11h.
Autor amplamente reconhecido pela crítica, Godofredo Rangel se destacou ao retratar em seus livros a vida rural. Iniciou a carreira literária por incentivo de um de seus melhores amigos, Monteiro Lobato. É autor de “Vida ociosa” (1920), livro considerado por Lobato como “obra-prima da psicologia e realismo das mais puras”.
Na palestra, será abordado um panorama da vida e obra de Godofredo Rangel, destacando os aspectos mais significativos de sua produção literária e sua atuação como ficcionista, ensaísta, crítico e tradutor de numerosas obras dos mais variados gêneros.
Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.
Nascido em Campos Novos (SC), em 28 de março de 1935, José Enéas Cezar Athanázio, que adotou o nome profissional e literário de Enéas Athanázio, estudou na Faculdade de Direito de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, exerceu a advocacia por vários anos na terra natal, período em que foi vereador, lecionou em colégios e muito escreveu para os jornais e o rádio.
Athanázio começou a escrever ainda nos tempos acadêmicos, mas seu primeiro livro só foi lançado em 1973 – “O Peão Negro”, coletânea de contos. Desde então, deu a público outros 59 livros e 15 opúsculos, totalizando 74 obras individuais em volumes nos gêneros novela, conto, crônica, ensaio, reportagem, crítica e jurídico. Participou em numerosas coletâneas organizadas em vários estados e algumas no exterior.
O escritor recebeu vários prêmios, literários e jurídicos, nacionais e regionais, distinções, condecorações e títulos honoríficos, inclusive a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, a Medalha do Mérito Judiciário, conferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o título honorário de Cidadão do Piauí, outorgado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (Pronac 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da Cemig. O copatrocínio é da Tambasa.
Ouça a rádio de Minas