Variedades

‘Amor, Literatura e Ancestralidade’ no Festival Literário Internacional de Itabira

4ª edição do Flitabira começa na quarta-feira (30) e vai até o dia 3 de novembro
‘Amor, Literatura e Ancestralidade’ no Festival Literário Internacional de Itabira
Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade, vai ficar movimentada de 30 de outubro a 3 de novembro com o 4º Flitabira | Crédito: Filipe Augusto - Acervo PMI

Mais um festival literário promete encantar o interior de Minas. E agora na terra de um dos mais famosos poetas brasileiros e que ganhou o mundo com suas palavras. A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, começa na quarta-feira (30) e segue até o dia 3 de novembro com debates e palestras no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no centro do município mineiro.

Ao redor do teatro, será instalada uma grande livraria, com cerca de 30 mil títulos, além de espaço de gastronomia, coreto com música, oficinas, exposições, atividades para crianças e stands de economia criativa, com produtos feitos pelos artistas e empreendedores locais. A entrada é gratuita.

Em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”, o Flitabira tem como Patrono o “filho da terra” Carlos Drummond de Andrade e a Personalidade Homenageada, Dona Tita, a centenária matriarca do Quilombo Santo Antônio. O evento tem os escritores Miriam Leitão e Jeferson Tenório como Autores Homenageados.

jornalista Miriam Leitão
Jornalista e escritora Míriam Leitão é uma das autoras homenageadas do festival literário | Crédito: Divulgação Fernando Rabelo

O centro de conteúdo e toda a forma do Flitabira estão na vasta programação de encontros, que vai reunir os mais potentes cérebros da literatura brasileira da atualidade. De forma equilibrada em termos de diversidade de gênero e raça, vão debater, de 30 de outubro a 3 de novembro, de hora em hora, mais de 50 pessoas. Entre eles, Carlos Herculano Lopes, Itamar Vieira Júnior, Alessandra Maestrini, Rubem Filho, o escritor português Valter Hugo Mãe e uma infinidade de outros autores.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Aniversário de Drummond

Em razão da celebração dos 122 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Patrono do Flitabira, no dia 31 de outubro, cada convidado que integra a programação nacional/internacional vai fazer a leitura de um poema do escritor itabirano antes de dar início à palestra. A declamação dos textos será realizada exclusivamente no dia 31 de outubro.

Prêmio Juca Pato – Assim como em sua edição anterior, o Flitabira será palco da entrega do prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Conceição Evaristo, que foi a última pessoa homenageada com o prêmio, em 2023, vai entregar o troféu a Míriam Leitão, vencedora da premiação em 2024, coroando o que promete ser um dos momentos mais emocionantes do festival.

Programação para crianças e jovens

O 4º Flitabira também conta com mais atividades nas programações infantojuvenil, local e musical, bem como oficinas artísticas, sessões de autógrafos e lançamento de livros. O festival também apresenta duas exposições: “Portinari para Crianças”, com 42 reproduções de trabalhos de Portinari que trazem representações da infância; e a exposição “Humor para Leitura”, que traz trinta flâmulas com cartuns do desenhista e escritor Mario Vale.

A primeira exposição está montada na Praça Dr. Acrísio Alvarenga e segue disponível para visitação até o dia 30 de novembro. Já as peças de “Humor para Leitura” serão afixadas em postes na avenida Carlos Drummond de Andrade durante a realização do 4.º Flitabira.
Toda a programação pode ser acessada no site oficial do evento.

O Flitabira tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura de Itabira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas