AngloGold Ashanti investe R$ 1,6 milhão em projetos culturais com Orquestra Ouro Preto

A AngloGold Ashanti acaba de destinar um investimento na ordem de R$ 1,6 milhão em novos projetos culturais para 2025, em parceria com a Orquestra Ouro Preto que, neste ano, celebra 25 anos de criação. Dentre as iniciativas está a nova temporada de apresentações que desta vez terá início no Palácio das Artes, no Centro da capital mineira, com shows que convidam o baiano Carlinhos Brown, nesta sexta-feira (2) e sábado (3), a partir das 20h30.
A parceria entre as instituições já rendeu encontros artísticos memoráveis e agora traz uma programação como resultado do aporte com um combo de novidades para o público mineiro. O destaque se estende a outros dois projetos: a apresentação, em julho e agosto, do ‘Lendas do Rock’ em Sabará e Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a inédita colaboração com o DJ Kvsh, um dos principais nomes da atualidade da cena eletrônica, que será realizado em 17 de agosto, em Nova Lima, também na RMBH.
“Temos muito orgulho em estarmos com a Orquestra Ouro Preto, sempre incentivando a sua rica produção musical e os encontros mais variados, que trazem boas surpresas para o público”, informa o diretor de Comunicação, Comunidade e Relações Governamentais da AngloGold Ashanti, Fernando Claudio.
Para o maestro, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, é por meio dessas parcerias que a formação mineira cumpre uma de suas mais importantes missões: a de democratizar o acesso à música de concerto, sem abandonar as marcas da excelência e da versatilidade. “Dialogar com os mais diversos estilos musicais faz parte da história da orquestra, provando que a música se faz universal, atraindo os mais diversos públicos”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As apresentações fazem parte do compromisso da AngloGold Ashanti com a valorização da cultura brasileira e são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Com Carlinhos Brown, Orquestra apresenta ritmos de uma afrosinfonia
Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto passeia pela obra de Carlinhos Brown, ressaltando sua grandiosidade e exuberância musical. Nessa união singular, cabem o berimbau, a percussão e os metais, que se apresentam em total harmonia com os violinos e violoncelos.
“Está lindo o repertório afrosinfônico que está em produção pelo Carlinhos e pela Orquestra Ouro Preto. Tenho certeza que vai ser uma noite muito bonita, muito agradável e que vai surpreender o público”, acrescenta Toffolo.
Segundo o maestro, a sensibilidade e talento de Brown para criar letras poéticas e melodias marcantes renderam a ele parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nando Reis, Cássia Eller e Herbert Vianna. As composições do baiano conquistaram até mesmo a banda de thrash metal Sepultura – prova da versatilidade do artista.
No repertório do concerto deste fim de semana há sucessos como os hits “Amor I Love You“, “Já Sei Namorar” e “Vilarejo”, gravadas com o grupo Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Além dessas canções, outras obras de Brown integram o setlist, entre elas “Maria de Verdade”, “Segue o Seco”, “ECT” e as dançantes “Quixabeira” e “A Namorada”, que ganham novos arranjos assinados por Paulo Malheiros.

Criador da orquestra de percussão Timbalada, o cantor e compositor destaca a importância de trabalhar em coletivo e encontrar um ponto harmônico nas canções. “Para mim, clássico é tudo que perdura no inconsciente coletivo, e a Orquestra Ouro Preto se encontra nesse lugar tão tradicional quanto moderna”, enfatiza Brown.
Os ingressos estão à venda na plataforma e app Eventim e na bilheteria do teatro.
Ouça a rádio de Minas