Anuário resgata herança arquitetônica de Contagem

Para resgatar e valorizar a herança arquitetônica de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade vai ganhar o primeiro “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo” da sua história. Com lançamento previsto para novembro deste ano, o projeto será um documento histórico e colecionável, que vai contar com profissionais da área e obras de destaque assinadas por eles.
Além disso, a publicação idealizada pelo publicitário e empresário Raimundo Pradino, da revista “Viva Grande BH”, vai registrar a história de tradicionais monumentos de Contagem, como a Casa de Cacos, o Museu Nair Mendes Moreira e o Espaço Popular.
Resultado da parceria entre o autor e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG), a Prefeitura de Contagem e a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), o projeto ainda está aberto para a participação de arquitetos, urbanistas e designers.

“Esta publicação nasce para mostrar o potencial de Contagem nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do design. Os profissionais e seus respectivos projetos serão imortalizados nas páginas do Anuário, que vai ser um objeto de estudo desde o dia da sua publicação até a vinda dos nossos contemporâneos”, comenta Raimundo Pradino.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com mais de 300 páginas, que reúnem cerca de 50 projetos, o anuário terá tiragem limitada. Os profissionais interessados em compor a publicação têm até o dia 20 de outubro para entrar em contato pelo telefone (31) 99928-5010 ou pelo e-mail [email protected].
Valorização do trabalho
Com mais de duas décadas de experiência na área, a gestora comercial da Granvilla Acabamentos, Camila Drumond, ressalta que o lançamento do “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem” será importante para a valorização do mercado local. “A publicação vai mostrar para os comerciantes, para os construtores e para a própria população o quanto Contagem possui ótimas ofertas no setor”, afirma.
A designer de interiores, Animere Vieira avalia que o anuário vai funcionar como um aglutinador de talentos. “É uma publicação que vai promover a unificação do segmento, o que será um marco na cidade, fortalecendo tanto os profissionais quanto as empresas que atuam na construção da cidade”, garante.

Ouça a rádio de Minas