Variedades

Aperam BioEnergia ganha selo “Semad Recomenda”

Aperam BioEnergia ganha selo “Semad Recomenda”
Crédito: Divulgação

A Aperam BioEnergia foi contemplada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no selo “Semad Recomenda 2020”. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e divulgar programas, ações e projetos voltados à preservação e manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado em Minas Gerais. O selo é concedido a projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico.

A Aperam BioEnergia foi selecionada com o projeto “Dê Alças à Reciclagem”, que consiste na reciclagem de materiais usados em campanhas de comunicação da empresa para criação de sacolas retornáveis e de garrafas pet destinadas à produção de vassouras. A iniciativa é desenvolvida desde 2017 no Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Itamarandiba e Capelinha. As atividades são realizadas em dois grupos de mulheres das comunidades rurais de Santa Joana e Setúbal de Itamarandiba. Em um grupo é produzido vassouras e em outro é feita a produção de sacolas. Junto às escolas públicas dos dois municípios são promovidas gincanas para arrecadação de material reciclável.

Para o diretor da Aperam BioEnergia, Edimar Cardoso, ter sido contemplado no selo “Semad Recomenda 2020” é a confirmação de que a Empresa segue no caminho certo. “Estamos honrados em ser reconhecidos, por um órgão estadual, por meio da Semad. Projetos como estes são muito importantes para fomentar o conhecimento da população sobre práticas adotadas pela Aperam BioEnergia, e que são fundamentais para a conservação do meio ambiente. Com o projeto “Dê Alças à Reciclagem” reforçamos o nosso compromisso na busca pela sustentabilidade e incentivar o desenvolvimento das comunidades em que atuamos e, neste caso, estimular o empoderamento feminino”, afirma.

Inspirada na frase popular “Dê asas à imaginação”, a iniciativa foi lançada há quatro anos e visa promover mais uma atividade profissional para os familiares das Associações de Pequenos Produtores Rurais de Setúbal e Associação de Santa Joana, em Itamarandiba.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para quem participa do projeto o sentimento é só de gratidão. Este é o caso de Vanete Pereira Souza, que faz parte do grupo das mulheres em Setúbal de reciclagem de banner para a produção de bolsas e aventais. “Eu participo do projeto desde o início e acho essa iniciativa muito importante porque, com esse apoio da Aperam BioEnergia, nós aprendemos muito e ainda temos uma ajuda na geração de renda da comunidade. Todas nós trabalhamos juntas, trocamos ideias e é muito bom para a saúde mental. Nós comentamos que tem hora que até esquecemos dos problemas de casa”, detalha.

Vassouras de Pet – Em 2018, a Aperam BioEnergia envolveu a comunidade de Santa Joana, em Itamarandiba, em mais uma iniciativa socioambiental: transformar garrafas Pet em vassouras. A atividade foi ensinada para nove moradores durante o curso ministrado pelo Senar Minas, em parceria com a empresa e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba. Em 2019, a Aperam BioEnergia expandiu as ações do projeto para Capelinha e outras comunidades rurais, com a realização de três cursos de reciclagem de Pet nas comunidades rurais de Cisqueiro – Capelinha, Dom Serafim – Itamarandiba e mais uma turma em Santa Joana, além da gincana ambiental em mais escolas dos dois municípios.

Para coletar garrafas Pet, a Aperam BioEnergia mobilizou as escolas de Itamarandiba e Capelinha em gincanas ambientais, realizadas em 2018 e 2019. Somente na última edição, mais de 20 mil garrafas foram arrecadadas pelos estudantes e seus familiares. Kennedy Leonardo Costa, é diretor da Escola Estadual Mestre João Silvério, de Itamarandiba, que mais arrecadou garrafas pet na última edição da gincana e, para ele, esse é um projeto que vale ser reconhecido por estimular a conscientização ambiental. “Essa é uma iniciativa que, além de conscientizar as pessoas e proporcionar uma opção de trabalho para as comunidades, ainda contribui para a proteção do meio ambiente porque dá utilidade aos materiais, evitando que sejam descartados de qualquer maneira”, afirma.

Em 2021, o projeto segue com algumas ações, mantendo todos os cuidados necessários para prevenir o avanço da Covid-19. Em janeiro foi entregue cerca de 20 quilos de material de banner à comunidade Setúbal para produção de bolsas e, na próxima semana, será realizada mais uma capacitação no curso de Reciclagem de Pet por meio do Senar MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba no Centro Social Mali Martin, com propósito de expandir a ação de reciclagem a outras pessoas e organizações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas