Variedades

Ars Nova interpreta “Lápis e Papel”

Ars Nova interpreta “Lápis e Papel”
Crédito: Vinícius Fernandes

Hoje e na próxima quinta-feira, às 19h30, o Ars Nova – Coral da UFMG realiza sua nova série de concertos intitulada “Lápis e Papel”. As apresentações acontecerão respectivamente no Museu Inimá de Paula e no Conservatório UFMG.

O repertório inédito traz como tema principal a composição de obras durante o período de isolamento causado pela Covid-19. Dentre as obras incluídas, se destacam as peças “Tamba, Tamba”, do compositor Carlos D’Elia; e “Ecce Ascendimus Hierosolymam”, de Leonardo Clementine, ambas feitas para coro misto a capella. O Ars Nova orgulhosamente fará a estreia internacional destas duas peças.

Inspirada em uma passagem do livro de Mateus (20:17-19), a composição de Leonardo Clementine busca criar um paralelo com o longo período de angústia que a humanidade passou durante os últimos anos. Assim como no trecho bíblico referenciado, o autor reforça a promessa de restauração e o valor de se ter esperança em dias melhores.

O coro também apresentará outras obras de repertórios anteriores, como é o caso de “Which was the Son of”, do estoniano Arvo Pärt, cuja letra se inspira no Evangelho de Lucas e descreve a linhagem de Jesus; e “Kyrie”, do inglês Giles Swayne, que reflete a pobreza, a fome e a desigualdade no mundo capitalista.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Algumas músicas populares nacionais também poderão ser revistas pelo público que esteve nos concertos anteriores. Da última série de concertos, intitulada “Ars Nova no Museu”, foi mantida a canção “Baião Armorial”, de Maurício Detoni e Etel Frota, vencedora do concurso de composição promovido pelo coro em 2020; além de um Medley com arranjos de Lincoln Andrade e Fred Natalino, que traz algumas das grandes músicas da carreira de Milton Nascimento.

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas