Ars Nova se apresenta amanhã no MM Gerdau

Amanhã, às 20h, o Ars Nova – Coral da UFMG se apresentará novamente no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Após marcar a reabertura do museu aos domingos com uma bela apresentação no mês de julho, o coro retorna ao espaço para apresentar seu atual repertório, na série “Ars Nova no Museu”.
O concerto reúne obras que caíram no gosto do público ao longo do ano. “A 1ª Missa e o Papagaio” é um poema de Cassiano Ricardo, com música de Osvaldo Lacerda, que retrata, com humor e verdadeiras caricaturas o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira.
Em seguida, o Ars Nova apresenta “Liberdade”, poema lúdico e irreverente de Fernando Pessoa que foi musicalizado por Ronaldo Miranda em 1986. “Which was the son of…”, do estoniano Arvo Pärt, inspira-se no Evangelho de Lucas e descreve a linhagem de Jesus, de José a Deus. Já “Five Childhood Lyrics”, de John Rutter, é um ciclo de cinco canções que homenageiam o mundo infantil.
“Baião Armorial”, de Maurício Detoni e Etel Frota, foi a vencedora do concurso de composição promovido pelo Ars Nova, em 2020. Na sequência, uma série de arranjos especialmente preparados para o Ars Nova: “Por Enquanto”, de Renato Russo; “Carta à República”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; e o Medley Milton Nascimento ganharam arranjos do maestro Lincoln Andrade, enquanto “Barra da Vaca-Sagarana” e “O Galo Cantou na Serra”, que são obras do universo poético musical de João Guimarães Rosa, foram arranjadas por Mauro Rodrigues especialmente para execução pelo Ars Nova.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com este repertório eclético, o coro busca se aproximar do público em geral, que vai além dos ouvintes e apreciadores da música erudita. O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.
Lincoln Andrade é natural de Leopoldina, na Zona da Mata, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Ele é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova – Coral da UFMG e curador do projeto Concertos Comentados da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas