RMBH recebe intervenção de arte urbana em ônibus; veja locais e horários

A capital mineira e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estão prestes a se tornarem palco de uma exposição de arte em movimento. A ação cultural promovida pelo projeto Arte pela Via, será lançada nesta quinta-feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A estreia será marcada pela viagem inaugural de um dos veículos customizados, às 9h, com saída da Estação Morro Alto, em Vespasiano. O trajeto inclui pontos turísticos e históricos de Belo Horizonte, celebrando a cultura mineira em movimento.
Os coletivos vão circular por Belo Horizonte, Betim, Contagem e demais cidades da Grande BH, levando arte contemporânea diretamente ao cotidiano da população. O projeto Arte pela Via recebe fomento da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copasa e realização da Result, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Considerada uma das maiores intervenções culturais já realizadas no transporte público, a exposição leva ao público obras inspiradas na linguagem visual do grafite e na diversidade da arte urbana, valorizando a produção artística contemporânea e os talentos regionais. Um dos ônibus será plotado com o quadro do hidrográfico do Rio Doce.


A exposição promove uma imersão urbana única, em que a cidade se torna cenário e suporte para a arte. O projeto valoriza o talento dos artistas mineiros, estimula o diálogo sobre o papel da arte na sociedade e amplia o acesso à produção artística contemporânea. Além disso, ao ocupar os ônibus com arte, promove uma verdadeira integração cultural entre os municípios da RMBH.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Acreditamos que a arte não precisa estar restrita a museus ou galerias fechadas. Nosso objetivo é integrá-la ao dia a dia das pessoas, surpreendendo, provocando reflexões e tornando os trajetos mais inspiradores”, afirma o produtor executivo do projeto, José Megale.
Para o diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, Cleyson Jacomini, apoiar ações como essa é uma forma de reafirmar o compromisso da companhia com a cultura e a preservação ambiental. “Investir em cultura é reconhecer e fortalecer a identidade das comunidades. A arte nos conecta e nos inspira a cuidar do nosso entorno”, destaca.
Além de colorir as ruas, o projeto fortalece a identidade cultural das cidades e estimula o orgulho regional. Ao ocupar os ônibus com arte, a exposição democratiza o acesso à cultura e mostra que o transporte público pode ser, também, um espaço de sensibilidade, criatividade e conexão humana.
Ouça a rádio de Minas