Variedades

Artesanato mineiro é destaque em feiras nacionais; confira

Eventos destacam a riqueza cultural e a diversidade do artesanato mineiro
Artesanato mineiro é destaque em feiras nacionais; confira
Foto: Divulgação Centro de Artesanato Mineiro

A riqueza que vem das mãos. O artesanato mineiro está, cada vez mais, ganhando espaço e reconhecimento em todo o Brasil e isso fica evidente na participação de artesãos de Minas Gerais em dois grandes eventos que acontecem em São Paulo: o 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras e a exposição-feira Arte dos Mestres.

Os dois eventos, que começaram na quarta-feira (28), destacam a riqueza cultural e a diversidade do artesanato mineiro, que gera emprego e renda. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) apoia e vem promovendo a inserção dos artistas em feiras e exposições nacionais.

A exposição-feira “Arte dos Mestres”, promovida pela ONG Artesol, reúne mestres artesãos de oito estados, incluindo Minas Gerais. A exposição apresentará 280 criações únicas de 15 artistas, grupos e coletivos familiares de diferentes estados, destacando a diversidade do artesanato cultural brasileiro.

Entre os artistas mineiros, a cerâmica ganha um espaço especial, celebrando o legado de Ulisses Pereira Chaves, representado por sua família: Zé Maria, Margarida (seus filhos) e Rosana (neta). A participação no evento perpetua a tradição e a arte de Chaves, reforçando o compromisso com a continuidade das práticas artesanais enquanto um ofício tradicional que promove renda.

Artesanato mineiro
Governo do Estado vem apoiando artesanato mineiro | Crédito: Reprodução AdobeStock

Além de ser um ponto de venda onde os visitantes podem adquirir diretamente as obras dos artistas, a exposição-feira conta também com uma programação cultural diversificada, incluindo rodas de conversa com pesquisadores e estudiosos da arte e da cultura popular. O evento vai até 1º de setembro, no Espaço State, em São Paulo. A entrada é gratuita.

18º Salão do Artesanato

O 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que será realizado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, até o dia 1º de setembro, é um dos maiores eventos do segmento no País, reunindo mestres artesãos, ceramistas, rendeiras, bordadeiras, artistas populares, quilombolas, indígenas, além de muitos outros profissionais do artesanato.

Minas Gerais será destaque no Salão do Artesanato com a participação de artesãos de nove municípios: Andradas; Ponto dos Volantes; Caraí; Minas Novas; Belo Horizonte; Maria da Fé; Pedralva; Nova Lima e Prados.

A presença mineira foi garantida por meio de duas áreas distintas no evento. Uma, cedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federal, que inclui a participação de seis entidades de artesanato e três artesãos individuais selecionados via edital da Sede-MG.
Já a outra, é referente ao espaço destinado aos vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 do Artesanato Brasileiro, uma realização do Sebrae Nacional, em parceria com o Sebrae Minas e apoio da Sede-MG. Dos 25 mineiros premiados, 20 expõem seus trabalhos nessa outra área do Salão.

Comparada à edição anterior, que foi realizada em Brasília, há uma expressiva renovação dos participantes, refletindo a rica diversidade e a vitalidade do artesanato mineiro. A entrada no Salão também é franca. (Com informações da Sede-MG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas