Minas Gerais vista do espaço: astronauta da Nasa registra riqueza do solo de Três Marias

Pesca e agricultura em Minas Gerais. Este é o título dado à imagem postada nas redes sociais da Nasa nessa segunda-feira (9). O registro foi feito pela astronauta Loral O’Hara, que estava a bordo da Estação Espacial Internacional em dezembro de 2023, quando capturou uma foto da represa de Três Marias, na região Central do Estado.
O’Hara completou uma missão de 204 dias no espaço, que se encerrou em abril deste ano.
A imagem mostra boa parte de terras não cultivadas ao redor do reservatório, como campos não plantados e estradas não pavimentadas. Essas terras têm uma coloração brilhante de vermelho e amarelo.
“Essas cores vêm das argilas e solos subjacentes em Minas Gerais, que são ricos em ferro e alumínio e podem virar tons vibrantes quando expostos ao clima. Os tons mais claros de azul na superfície do reservatório são devido ao brilho solar, um efeito óptico que ocorre quando a luz solar reflete a água suave no mesmo ângulo que um sensor a vê”, diz a publicação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Repercussão da represa de Três Marias
A publicação também contextualiza que a represa, que não é natural (ou seja, foi feita pelo ser humano), é uma das três principais ao longo do rio São Francisco.
A postagem já ultrapassou as 270 mil curtidas em um período de 15 horas desde que foi publicada, alcançando também mais de 2.100 comentários e cerca de 13,7 mil compartilhamentos.
Veja o post na íntegra:
Ouça a rádio de Minas