Variedades

Atividades da Biblioteca Estadual são retomadas

Atividades da Biblioteca Estadual são retomadas
Crédito: Machado/Imprensa MG

A Biblioteca Pública Estadual foi reaberta na última quinta-feira (27), em solenidade realizada no prédio anexo Professor Francisco Iglesias, onde está a maior parte do acevo composto por mais de 500 mil itens. O encontro marcou a retomada completa das atividades, especialmente nos setores de referência e de empréstimo no anexo, que estava fechado desde 2019. Revitalizada, com mais estantes de livros, além da criação do recente espaço Geek, voltado à cultura nerd, a biblioteca voltou a funcionar ontem, com horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Após interrupções em razão da pandemia, as obras, que tiveram início em 2019, foram retomadas em fevereiro de 2022. Garantir a segurança dos frequentadores e a preservação do acervo, a partir de requalificação da infraestrutura, estiveram entre as prioridades do trabalho de reforma.

Uma das novidades é a criação do espaço Geek, que, de acordo com o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim, vai estabelecer uma conexão entre os dois prédios que compõem a Biblioteca Pública Estadual. “Logo na entrada do edifício sede, temos a Biblioteca InfantoJuvenil, voltada para a primeira infância, e no anexo é onde está sendo preparado o espaço Geek. Este será voltado para a cultura nerd, pensando no jovem e na continuidade das leituras. É um espaço totalmente dedicado para as histórias em quadrinhos. Então, o público vai ter a oportunidade de conferir o acervo que temos desse segmento na biblioteca e, no futuro, pretendemos incluir também os jogos digitais no espaço, trazendo mais tecnologia também para a biblioteca”, afirmou Lucas Amorim.

Outra ação a ser celebrada é a aquisição de cerca de 20 mil títulos por meio da parceria com a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Sabe), que teve um projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, garantindo a renovação do acervo da Biblioteca. A catalogação completa está prevista para março deste ano, mas vão estar disponíveis, até o fim de fevereiro, 11 novas estantes no setor de empréstimos. O setor de Braille também foi contemplado com 23 novos livros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O investimento total na reforma foi de cerca de R$ 2 milhões, provenientes de emenda parlamentar. Os recursos foram anunciados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em 2021, e o programa de revitalização foi gerido pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Houve intervenções no prédio sede e no anexo, os quais somam mais de nove mil metros quadrados de área construída. No primeiro, que é símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e está localizado ao lado do Palácio da Liberdade, foi realizada a execução de um novo projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com instalação de guarda-corpo e porta corta-fogo no primeiro pavimento, além de acessibilidade e manutenção de janelas e fachada. Também houve impermeabilização para sanar problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo.

No anexo, localizado na rua da Bahia, foram implementadas essas mesmas medidas de segurança, incluindo placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios, além de manutenção elétrica no primeiro e segundo pavimentos do prédio e melhorias na fachada.

Coleções

A Biblioteca reúne obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo, mas também em coleções específicas localizadas em diferentes setores, como a Mineiriana, especializada em autores mineiros; a Patrimonial, que reúne uma coleção de obras raras e especiais; a Hemeroteca, que guarda um conjunto de periódicos antigos; e a Biju, que contém uma coleção infantojuvenil, além dos títulos em Braille.

A Biblioteca promove palestras, cursos, sessão de cinema, contação de histórias, exposições literárias, encontro com escritores, apresentações artísticas, visitas guiadas, Jornada de Direito, dentre outros. Um dos programas é Carro-Biblioteca, que está presente de segunda a sexta-feira em bairros da região metropolitana, facilitando o acesso ao livro e, também, realizando eventos culturais, dentre os quais, a “Hora do conto e da leitura” e o “Encontro com o escritor”.

Outro projeto é Caixa-Estante que encaminha acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas (hospitais, creches, asilos, centros de detenção, Apae, entre outras) com o objetivo de garantir o acesso ao livro, à leitura e à literatura às pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.

A Biblioteca Pública Estadual presta atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com exceção de feriados. As consultas à Hemeroteca Histórica, Coleções Especiais e ao jornal Minas Gerais estão sendo realizadas mediante agendamento pelos e-mails: [email protected][email protected] e [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas