Atriz mineira Teuda Bara é reverenciada no Festival do Rio

A atriz mineira Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão, foi recebida com tapete vermelho, muitas entrevistas e fotos e uma sala lotada durante a estreia do curta-metragem “Ressaca” na Mostra Première Brasil: Competição Novos Rumos do Festival do Rio 2024. Com direção de Pedro Estada, o curta reverencia a trajetória dessa icônica atriz e acompanha momentos e memórias de Teuda durante sua toalete matinal e retrata principalmente o carisma e a personalidade transgressora da atriz. Uma espécie de encenação da própria vida, que se inspira nos personagens interpretados ao longo de sua carreira.
O curta lança um olhar sobre os papéis desempenhados por Teuda durante sua rotina cotidiana, através de uma perspectiva alegórica, onírica e performática. Essencialmente, o filme busca abordar aspectos do corriqueiro com o excepcional, do passado com o presente e da fábula com o real. “Eu só tenho agradecer ao festival pela oportunidade de ver meu filme na telona, eu já tinha visto em vídeo, mas vê-lo no cinema foi muito emocionante e marcante. Foi também uma oportunidade de rever tantos amigos e conhecer novos. Até Andréa Beltrão estava presente e foi me cumprimentar”, explica a atriz.
Teuda por Teuda
“Com mais de 80 anos de idade, mais de 100 quilos e mais de meio século de carreira”. É assim que Teuda Bara se define com muita satisfação, em meio a vibrantes gargalhadas, sua marca registrada. A atriz nasceu e cresceu em Belo Horizonte e é uma figura proeminente nas artes cênicas do Brasil, cofundadora do renomado Grupo Galpão e respeitada por sua atuação tanto no teatro quanto no cinema e na televisão. O curta-metragem “Ressaca” é o ponto de partida do projeto de longa-metragem intitulado “Balbúrdia”, que está em fase de captação de recursos e já recebeu apoio de leis de incentivo.
Festival do Rio
Parte vital do calendário cultural carioca, referência para cineastas, profissionais do audiovisual e amantes do cinema, o Festival do Rio chega à sua 26ª edição neste ano. Em 2024, o evento será realizado até dia 13 de outubro (começou no dia 3), firme na missão de criar circulação e visibilidade para o melhor da produção audiovisual brasileira e promover um intercâmbio com os destaques da produção internacional contemporânea, incluindo destaques de grandes festivais estrangeiros.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas