Aumento do público e expansão de atrações marcam a 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

A terceira edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que ocorreu na quinta-feira (14), foi marcada com a aderência de mais municípios e aumento do público. Neste ano, cerca de 49 instituições em 34 cidades de Minas Gerais fizeram parte do evento com 58 atividades, que foram oferecidas gratuitamente.
A ação viabiliza a ampliação do horário de funcionamento de entidades culturais, em toda segunda quinta-feira do mês para às 22h e é realizada pelo governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, em parceria com a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e da Diretoria de Museus.
As atividades foram caracterizadas por sessões de bate-papo, visitas com mediações, atrações teatrais, jogos de RPG e mostra de filmes.
O designer gráfico, Daniel Paulin, participou pela primeira vez do evento em Belo Horizonte e aproveitou as atrações do Museu Mineiro. Vim através do movimento ‘Giro Rua, de bicicleta por BH’. A programação deles, desta vez, foi um circuito curto, com parada aqui nos jardins do museu, onde estava previsto DJs com reggae. Aproveitei, então, para descansar um pouco da pedalada e ver a exposição do museu pela primeira vez”
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já André Ornela, servidor público na capital mineira, participou na Noite Mineira de Museus e Bibliotecas pelo segundo ano, e ressaltou a importância da iniciativa com relação à cultura.” O acesso à cultura tem de estar disponível no maior número de espaços e de horários possíveis para que as pessoas possam frequentar no tempo que elas poderem aproveitar melhor”.
“A rotina do dia a dia, às vezes, é exaustiva, e essa quebra da rotina, com atividades culturais, em uma noite quente como essa ajuda a aliviar o estresse e descansar antes de voltar para casa”, complementou.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas