BDMG Cultural recebe exposição “Aqui Jaz”

A partir de hoje e até 3 de setembro, o BDMG Cultural apresenta a exposição “Aqui Jaz”, da artista visual Priscila Rezende, como parte da programação do Ciclo de Mostras 2023. A mostra fica em cartaz, diariamente, na Galeria de Arte BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes), com entrada gratuita.
A exposição “Aqui Jaz” é composta por seis trabalhos de diferentes suportes – fotografia, performance e videoperformance – que abordam a questão de gênero, em especial a violência contra a mulher e o feminicídio. Os trabalhos são parcialmente autobiográficos ao fundirem as experiências da artista à de inúmeras outras mulheres, tensionando conflitos sociais, o medo e o silenciamento.
Diversos registros da exposição, sobretudo os de autoria da artista, foram realizados durante o isolamento social e resgatam suas próprias vivências para refletir a violência doméstica, que se torna o mais perigoso e assustador para muitas mulheres. “Isto não é uma exposição de arte. Não estou parafraseando Magritte. É porque, realmente, isto não se trata somente de arte. Isto é um sepultamento — ou um funeral, talvez? Isto é uma exposição-funeral-celebração. É para mim e espero que possa ser também para todas as mulheres que por aqui passarão”, relata Priscila Rezende na carta que estará presente na mostra.
Em texto crítico, a pesquisadora, performer e dramaturga Nina Caetano avalia que a mostra é um ritual de celebração e renascimento. “Aqui Jaz produz experiência catártica e busca a escuta de dores compartilhadas. Isso porque Priscila não está só: a ferida aberta, suturada em cada imagem e frase que compõe a exposição, transpassa outras existências, uma vez que, na encruzilhada identitária que forja sua força, temos os maiores índices de violência. Mulheres negras são maioria em taxas de trabalho infantil, subemprego e encarceramento; são a maioria das vítimas nos casos de agressão sexual, violência doméstica e feminicídios. A exposição é sobre violência. Mas é também sobre romper silêncios”, completa.
“Aqui Jaz” foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2022, por uma comissão independente. A mostra de Priscila Rezende é a terceira do Ciclo de Mostras 2023. Nesta edição do edital, a Galeria de Arte BDMG Cultural recebeu as exposições “Impregnação”, de Vânia Barbosa, “Warmi Wasi: lutas coletivas e subjetivas”, de Yanaki Herrera, e, agora, “Aqui Jaz”, de Priscila Rezende. Todas as mostras ganharão catálogo e, no fim do ano, estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.
Ouça a rádio de Minas