Belo Horizonte ganha nova sala de cinema independente
No último dia 27, foi inaugurado o Cine Graciano, localizado na rua Itapecerica, 468, Lagoinha, em Belo Horizonte. Dedicado à exibição de obras do cinema independente, o espaço é fruto do trabalho da associação Filme de Rua, que desde 2015 produz audiovisual junto a jovens em situação de rua na capital mineira. O local conta com 48 lugares e estrutura para exibição de produções cinematográficas em diferentes formatos.
A proposta do espaço é priorizar filmes que pautem os direitos humanos e a democracia, a reflexão crítica sobre as desigualdades sociais, a promoção de mulheres, pessoas negras, indígenas, periféricas e LGBTQIAPN+, a cultura popular, os movimentos urbanos, a arte independente, a vida nas grandes cidades, suas diversidades, riquezas humanas e contradições cotidianas. No dia 2 de dezembro, às 19h, será exibido o filme Minha África Imaginária (Minas Gerais, 2025), de Tatiana Carvalho. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo instagram.com/filmederua.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Movimento Improviso ocupa CCBB BH até 1 de dezembro
Até o dia 1 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) é palco do Movimento Improviso, uma celebração da cultura Hip Hop que reúne atrações de diversas regiões do País. Realizado pela Família de Rua, o evento celebra os mais de 20 anos das batalhas de MCs no Brasil e chega em sua segunda etapa com destaques para apresentações artísticas musicais e de dança, além de ações formativas.
O público também pode apreciar um painel expositivo que traça uma linha do tempo de 25 anos, com marcos históricos, momentos importantes e projetos fundamentais para conhecer a trajetória das batalhas de freestyle brasileiras. Todas as atividades são gratuitas, e para participar basta retirar os ingressos no site ou na bilheteria do CCBB BH.
Homenagem ao cantor e compositor Lô Borges
O Mercado de Origem do Santa Tereza, na região Leste da Capital, irá fazer a sua última homenagem do ano ao cantor e compositor Lô Borges (falecido no último dia 2), bem como ao Clube da Esquina. O evento está marcado para domingo (30), das 12h às 21h, na rua São Gotardo 273, com entrada gratuita.
A apresentação será da banda Na Esquina do Clube, reconhecida por interpretar os clássicos que marcaram gerações, como O Trem Azul, Clube da Esquina nº 2, Equatorial e tantos outros. Além da apresentação musical, o público vai contar com cinco cervejarias artesanais e com a oferta de gastronomia diversificada, com pratos clássicos, autorais. A feira também oferece opções de artesanato, moda, suvenires e produtos autorais.
Ouça a rádio de Minas