Belo Horizonte ganha novo portal para impulsionar turismo de negócios e grandes eventos

Para fortalecer a imagem da capital mineira como destino turístico competitivo no cenário nacional e internacional, o portal Visite Belo Horizonte será lançado nesta quinta-feira (24). A plataforma centraliza informações para organizadores, visitantes e investidores sobre eventos realizados na Capital. A apresentação acontece a partir das 17h, no José Café Bar, no Ouro Minas Hotel.
A expectativa é que o portal esteja 100% no ar até o dia 20 de agosto, incluindo uma página no Instagram (@visitebelohorizonteoficial) para reforçar a presença digital.
A iniciativa é da Casa do Turismo e marca uma nova fase de atuação estratégica. O objetivo é claro: fazer com que a cidade seja a primeira escolha para quem planeja realizar eventos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.
A plataforma foi pensada para ser uma ferramenta completa. Quem organiza eventos encontrará um banco de dados com fornecedores, prestadores de serviço, espaços e equipamentos. Já os turistas terão à disposição sugestões de roteiros, programação cultural diária, informações sobre hospedagem, gastronomia e mobilidade. Tudo reunido em um só lugar, com acesso fácil e navegação intuitiva.
A presidente da Casa do Turismo, Erica Drumond, destaca que a nova ferramenta surge em um contexto de crescimento do setor. Segundo dados da International Congress and Convention Association (ICCA), o Brasil registrou 234 eventos internacionais em 2024, dos quais a Capital responde por cerca de 5%. “Belo Horizonte tem um potencial imenso para receber eventos cada vez maiores, incluindo congressos e feiras de nível nacional e internacional”, afirma.
A força do turismo de negócios em Minas Gerais é reforçada por dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que mostram que Minas foi o segundo estado que mais recebeu viajantes corporativos em 2024, ficando atrás apenas de São Paulo com 13,22% do total.
Com o portal no ar, Belo Horizonte passa a contar com uma ferramenta estratégica de captação de eventos e investimentos. Para os empresários e profissionais do setor, isso significa mais oportunidades, mais circulação de pessoas e maior movimentação econômica ao longo de todo o ano. É uma aposta no potencial da cidade, e uma ponte direta para um futuro mais competitivo, inovador e conectado ao que há de mais atual no turismo de negócios.
Ouça a rádio de Minas