Mapa da Desigualdade: Belo Horizonte é 3ª melhor capital do Brasil em indicadores sociais

A cidade de Belo Horizonte conquistou posição de destaque entre as capitais brasileiras ao apresentar índices de desigualdade social entre os mais baixos do País, destacando-se como a líder na região Sudeste. É o que mostra o Mapa da Desigualdade entre as capitais, estudo do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).
Segundo a pesquisa, a capital mineira alcançou 615 pontos no ranking, considerando a avaliação de 40 indicadores que abrangem áreas como renda, educação, saúde, saneamento e segurança pública.
BH é a terceira melhor capital nacional, ficando atrás apenas de Curitiba e Florianópolis, localizadas no Sul do País. Em relação à região Sudeste, Belo Horizonte é a capital que melhor se posiciona em temas fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Um dos aspectos mais notáveis é a expectativa média de vida dos habitantes da cidade mineira, estabelecida em 72 anos, o que a coloca em primeiro lugar nesse quesito, ao lado de Porto Alegre (RS).
Além disso, a capital mineira lidera o índice de acesso à internet nas escolas do ensino fundamental, alcançando uma cobertura que a coloca na primeira posição do ranking nacional sobre este aspecto.
Outros pontos de destaques nacionais incluem a cobertura de vacinação, com 73,2% (segundo lugar); o índice de atendimento da população com esgotamento sanitário, atingindo 93,98% de cobertura (terceiro lugar); tratamento de esgotos, com 89,9% (terceiro lugar); e a taxa de gravidez na adolescência, registrando 7,1% (terceiro lugar).
O município ainda ficou em 24 índices avaliados acima da média do Brasil, oito na média e outros oito abaixo da média nacional.

O Mapa da Desigualdade, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), comparou dados e indicadores de 26 capitais do País, excluindo Brasília. Esses indicadores são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS.
Confira o ranking das melhores capitais do Brasil
- Curitiba – PR (677 pontos)
- Florianópolis – SC (672 pontos)
- Belo Horizonte – MG (615 pontos)
- Palmas – TO (607 pontos)
- São Paulo – SP (594 pontos)
- Vitória – ES (590 pontos)
- Cuiabá – MT (583 pontos)
- Porto Alegre – RS (580 pontos)
- Goiânia – GO (578 pontos)
- Campo Grande – MS (549 pontos)
- Rio De Janeiro – RJ (548 pontos)
- Natal – RN (516 pontos)
- Boa Vista – RR (498 pontos)
- Teresina – PI (473 pontos)
- Aracaju – SE (468 pontos)
- João Pessoa – PB (463 pontos)
- Salvador – BA (438 pontos)
- Macapá – AP (435 pontos)
- São Luís – MA (435 pontos)
- Fortaleza – CE (431 pontos)
- Maceió – AL (428 pontos)
- Rio Branco – AC (424 pontos)
- Manaus – AM (417 pontos)
- Belém – PA (393 pontos)
- Recife – PE(392 pontos)
- Porto Velho – RO (373 pontos)
Ouça a rádio de Minas