Belo Horizonte recebe ouro no Selo Nacional Criança Alfabetizada

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi agraciada com a categoria ouro do Selo Nacional Criança Alfabetizada pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação reconhece o trabalho de alfabetização realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Educação na rede de ensino.
A Bolsa de Formação, implementada na capital mineira para estimular a presença de professores da educação infantil no curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, foi a estratégia de destaque que contribuiu para o resultado de 90 pontos.
O ciclo de formação registrou a participação de 70% de educadores da pré-escola, além de integrar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e capacitar os professores envolvidos na iniciativa.
“Investir na alfabetização das nossas crianças é investir no futuro da nossa cidade e na transformação social. O Selo Nacional Criança Alfabetizada, na categoria Ouro, reafirma o compromisso da nossa gestão com a formação e deixa claro que estamos no caminho certo, valorizando nossos professores e garantindo oportunidades reais de aprendizado para nossas crianças desde os primeiros anos de escolarização”, ressalta o secretário de educação Bruno Oitaven Barra.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além da Bolsa de Formação, o MEC também recebeu da Gerência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Giefu) projetos que visam estabelecer boas práticas, reforço nas escolas, além de iniciativas de literatura e formações que são realizados no sistema municipal de ensino de Belo Horizonte.
O aumento na alfabetização na Capital pode ser observado em números. O índice de alunos alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental obteve nota 88,15 em 2023, representando um crescimento frente ao registrado em 2022 (77,2), segundo dados do Sistema Mineiro de Avaliação.
Ouça a rádio de Minas