Belo Horizonte recebe primeira edição do Festival Cultural Café em Festa

Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, responsável por mais de 50% da safra nacional, será palco de um evento inédito que celebra sua vocação cafeeira. No dia 24 de maio, Belo Horizonte recebe a primeira edição do Festival Cultural Café em Festa, iniciativa que busca reposicionar a capital mineira como referência global em cafés especiais.
Idealizado pela Liga dos Baristas, o evento será realizado das 10h às 17h, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita. A proposta é oferecer uma verdadeira imersão no universo dos cafés especiais, por meio de experiências sensoriais, educativas e gastronômicas. Está confirmada a participação de 15 cafeterias da Capital, além de três chefs convidados que comandarão cozinhas ao vivo, bartenders com drinques à base de café, degustações, comidinhas e uma programação de aulas, palestras e bate-papos sobre o cenário dos cafés especiais no Brasil.
“Temos a maior diversidade de regiões produtoras do mundo e um público cada vez mais curioso. É hora de o café ocupar o lugar que merece na mesa e no imaginário dos mineiros. Queremos despertar o orgulho pelo café especial como um produto de excelência do Estado e ampliar sua presença na gastronomia local, onde ainda ocupa um espaço modesto frente à sua relevância”, diz o fundador da Liga dos Baristas e especialista em cafés especiais, Felipe Brazza.
Um dos destaques do festival será a distribuição gratuita de cafés coados de seis regiões produtoras mineiras:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Sul de Minas,
- Serra da Mantiqueira,
- Cerrado Mineiro,
- Matas de Minas,
- Chapadas de Minas
- e Caparaó.
A ideia é proporcionar ao público uma jornada sensorial pelas diferentes origens, evidenciando as características únicas de cada terroir e incentivando a valorização coletiva dos territórios cafeeiros.
Liga dos Baristas
O Café em Festa surge como desdobramento de um movimento iniciado em 2010, quando Brazza articulou ações em BH após tomar conhecimento do projeto Café na Rua, em São Paulo. Desde então, com apoio do Sebrae, foi criada a Liga dos Baristas, uma iniciativa voltada para fortalecer o ecossistema de cafés especiais. Mais de uma década depois, o idealizador retoma essa mobilização com o propósito de aproximar o público dos métodos de preparo e consolidar Minas Gerais como protagonista mundial do setor.
- Leia também: Verdemar lança mais uma edição dos Cafés Campeões; produtor de Espera Feliz é bicampeão
O evento é uma realização da Feirinha Aproxima e conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também são realizadores o Centro Culinário Eduardo Maya, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Governo de Minas.
Ouça a rádio de Minas