Variedades

Belo Horizonte se destaca nas corridas de rua e deve receber maratona oficial em 2026

Evento previsto para 17 de maio de 2026 deve integrar o calendário oficial e reforçar o potencial da capital mineira nas corridas de rua
Atualizado em 30 de julho de 2025 • 14:59
Belo Horizonte se destaca nas corridas de rua e deve receber maratona oficial em 2026
Foto: Reprodução Pexels

A cidade de Belo Horizonte está perto de ter uma maratona oficial, prevista para ser realizada em 17 de maio de 2026. A expectativa dos organizadores é que o evento esportivo entre para o calendário oficial de maratonas, colocando a Capital no mapa dos corredores de todo o mundo.

A empresa do setor de eventos Sette será a responsável pela organização da Maratona Oficial de Belo Horizonte. O diretor da Sette e idealizador do projeto “Bairros BH”, Lucas Condurú Davis, destaca que uma das grandes diferenças dessa corrida para as demais realizadas na capital mineira atualmente é a sua realização com dimensões e distâncias oficiais de uma maratona: 42,195 (km).

“A Volta da Pampulha possui quase 19km e a Meia Maratona de Belo Horizonte, que também acontece na Lagoa da Pampulha, possui 21,9km. Já a nossa proposta é realizar uma maratona de distância oficial”, explica.

O dirigente afirma que as expectativas são as melhores para esse projeto, já que a corrida vem ganhando cada vez mais praticantes nos últimos anos. Ele avalia que há uma grande aceitação por parte do público que reside tanto na Capital quanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), principalmente, entre aqueles que não têm condições de viajar para participar de maratonas em outras cidades.

Davis foi recebido pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), nessa terça-feira (29), para tratar do apoio para a realização da primeira edição da Maratona Oficial de Belo Horizonte. O organizador esclarece que esse apoio será de forma institucional, envolvendo, principalmente, os órgãos de fiscalização de trânsito e algumas secretarias municipais.

Ele ressalta que essa não será a primeira vez que a Capital recebe uma maratona com dimensões oficiais, mas sim, a primeira organizada pela Sette. No entanto, a cidade passou muito tempo sem um evento deste tipo. “Os belo-horizontinos eram obrigados a viajar para Uberlândia se quisessem correr uma maratona em Minas Gerais”, completa.

Fomento à corrida de rua em Belo Horizonte

Corrida FDC
A Corrida Fundação Dom Cabral é realizada em parceria com a TBH Esportes e conta com as modalidades de 10 km e 5 km, além da caminhada de 2 km | Foto: Divulgação FDC

Já a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), uma audiência pública para avaliar as condições atuais e buscar o fortalecimento da corrida de rua na Capital mineira. Durante a reunião, solicitada pela vereadora Marcela Trópia (Novo), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo debateu o potencial de fomento da modalidade esportiva na cidade.

Trópia destaca que milhares de pessoas treinam pelas ruas de Belo Horizonte e participam regularmente de provas, em geral organizadas por assessorias esportivas, clubes, academias, instituições beneficentes e empresas promotoras de eventos. O objetivo da vereadora é identificar demandas, entraves e oportunidades para o fortalecimento dessa prática esportiva na capital mineira.

Por isso, ela defende a qualificação dos locais utilizados para essa prática esportiva em Belo Horizonte e sugere a implantação de uma pista de atletismo pública e a criação de um percurso oficial de 42 quilômetros (km). A ideia é que o trajeto passe por alguns cartões-postais da cidade, incluindo a Capital no calendário de maratonas no Brasil.

“Rio, Porto Alegre e Florianópolis colhem os frutos de grandes eventos de corrida de rua. As maratonas movimentam hotéis, restaurantes, transporte e comércio locais. BH tem tudo para entrar nesse circuito: paisagens lindas, gente apaixonada por corrida e o desejo de ver a cidade acontecer”, afirma.

O debate na Câmara Municipal também teve como meta avaliar a legislação atual relacionada à realização de corridas de rua na Capital mineira e discutir o calendário oficial de eventos da cidade.

Vale lembrar que o fomento das corridas de rua é um tema abordado por outra iniciativa do poder legislativo municipal, o Projeto de Lei (PL) 313/2025, protocolado pelos vereadores Sargento Jalyson (PL) e Pablo Almeida (PL). O texto propõe transformar Belo Horizonte na Capital Nacional da Corrida de Rua, com o intuito de consolidar essa vocação e tornar a cidade uma referência para atletas locais e de outras regiões do País.

O cenário das corridas de rua em Minas Gerais

Eventos de corrida de rua.
Fotos: Divulgação TBH Esportes

O mercado de eventos esportivos, como a corrida de rua, vem crescendo em Minas Gerais nos últimos anos. Um levantamento realizado pela plataforma Ticket Sports demonstra que o número de eventos desse tipo no Estado subiu 14,29% nos cinco primeiros meses de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 63 para 72 eventos esportivos.

Dentre os eventos realizados em Minas, entre os meses de janeiro e maio deste ano, 54 eram de corrida. Esse número é 38,46% acima do registrado no mesmo período de 2024, quando ocorreram 39 eventos deste tipo. Já a participação dessa modalidade no volume total de eventos realizados no Estado avanço de 61,9%, nos primeiros cinco meses do ano passado, para 75% neste ano.

(Com informações da CMBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas