Belotur lança rádio no Spotify para promover cultura e turismo de BH

A capital mineira acaba de ganhar um novo canal de comunicação voltado à valorização de sua identidade cultural e à promoção do turismo: a Rádio BH Belotur, disponível na plataforma Spotify. A iniciativa criada pela empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), aposta no formato em áudio para criar uma conexão emocional entre moradores, turistas e profissionais do setor turístico.
O projeto já estreia com 21 conteúdos exclusivos dedicados ao Carnaval de Belo Horizonte 2025, abordando temas como:
- o Kandandu – Encontro de Blocos Afro,
- a Campanha Carnaval é na Lata
- e o Protocolo Quebre o Silêncio.
São iniciativas que reforçam o compromisso da cidade com a inclusão, a segurança e a valorização das manifestações culturais locais.
Além dos conteúdos informativos sobre o Carnaval, a programação da rádio será diversificada. Estão previstos episódios com entrevistas com moradores, turistas e profissionais do setor, além de divulgação de eventos culturais, relatos sobre tradições locais, dicas de mobilidade e acessibilidade, e sugestões de roteiros turísticos para quem deseja explorar Belo Horizonte.
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“A Rádio BH Belotur chega como um canal inovador, acessível e dinâmico, que reflete a essência de Belo Horizonte. A voz tem um poder único de contar histórias e transmitir emoções. Nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva que conecte as pessoas com a cidade, promovendo sua cultura e identidade. Esperamos que mais pessoas se apaixonem por Belo Horizonte e vivam nossa cidade de uma forma mais autêntica e próxima”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
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A Rádio BH Belotur integra a estratégica de Music Branding adotada pela Belotur, que busca utilizar a música como ferramenta de promoção turística. A empresa mantém no Spotify 17 playlists temáticas, que ajudam a construir a identidade sonora da cidade e a divulgar o destino tanto para moradores quanto para visitantes.
Identidade sonora como estratégia turística
O Music Branding é uma abordagem de marketing que utiliza a música para criar conexões emocionais autênticas entre marcas ou destinos e seu público. Capitais como Cidade do México, Salvador e Barcelona já aplicam essa estratégia com sucesso.
As playlists dedicadas a Belo Horizonte no Spotify destacam mais de 400 artistas mineiros, celebrando o rico patrimônio cultural e musical da cidade. Já as playlists voltadas ao Carnaval prestam homenagem à energia e à diversidade que fizeram da festa belo-horizontina uma das mais vibrantes do País.
Com essa nova iniciativa, Belo Horizonte reforça sua posição como um destino turístico criativo, acolhedor e cada vez mais conectado com as tendências contemporâneas de comunicação e cultura.
Cenário de podcasts
A criação da Rádio BH Belotur acompanha o crescimento do mercado de áudio no Brasil, líder na expansão da indústria de podcasts e audiolivros em língua portuguesa.
Segundo a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o País soma 31,94 milhões de ouvintes de podcasts, dos quais 40,23% ouvem diariamente.
Dados da Statista Consumer Insights indicam que 51% dos brasileiros consomem podcasts ao menos ocasionalmente, a maior taxa entre os países analisados.
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