Variedades

BH concorre a título de Cidade Criativa da Gastronomia

BH concorre a título de Cidade Criativa da Gastronomia
Um dos principais atrativos turísticos da capital mineira é o Mercado Central, localizado no hipercentro de Belo Horizonte, considerado a síntese da gastronomia mineira - Tamires Martins/Divulgação

Belo Horizonte ganhou mais força para conquistar o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, inscreveu a capital mineira no edital do Ministério da Cultura (MinC) que dá às cidades ganhadoras consultoria para elaboração do dossiê que será entregue à Unesco. Das 24 inscritas, Belo Horizonte ficou em 5º lugar, com 79,25 pontos, e foi contemplada juntamente com 14 cidades.

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada oficialmente na última terça-feira (16) pela Belotur. A previsão é de que o resultado saia em outubro de 2019 e a capital mineira terá como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão. O anúncio da candidatura foi feito no encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura.

Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros, tenham a cultura como base e contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para integrar a rede, a cidade deve preparar um dossiê, que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. Deve apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao Programa.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, esta é uma das ações que integram o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia da Prefeitura de Belo Horizonte, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“É importante ressaltar que Belo Horizonte já está ganhando com todo o processo da candidatura, com troca de informações, integração da cadeia produtiva e profissionalização de todo o setor gastronômico da cidade. A candidatura reforça o projeto de cidade que estamos construindo, mais sustentável e que valoriza o que é produzido aqui. Por isso, vamos montar esse dossiê de candidatura e apresentar tudo o que temos, desde a infinidade de festivais, até a força do nosso café, da cachaça, da cerveja, dos restaurantes”, afirmou Aluizer Malab.

Vencedores do Edital do MinC:

Diamantina (MG) – Música (86.08 pts.)
Cataguases (MG) – Cinema (81.25 pts.)
Niterói (RJ) – Cinema (80.33 pts.)
Campinas (SP) – Música (79.67 pts.)
Belo Horizonte (MG) – Gastronomia (79.25 pts.)
Duque de Caxias (RJ) – Artes Midiáticas (70.41 pts.)
São Paulo (SP) – Gastronomia (70.08 pts.)
Novo Hamburgo (RS) – Cinema (69.00 pts.)
Rio das Ostras (RJ) – Música (68.75 pts.)
Itaboraí (RJ) – Artesanato e Artes Folclóricas (66.58 pts.)
Pelotas (RS) – Música (65.67 pts.)
Imbituba (SC) – Artesanato e Artes Folclóricas (64.33 pts.)
Santana de Parnaíba (SP) – Artesanato e Artes Folclóricas (63.25 pts.)
Aracajú (SE) – Música (62.67 pts.)
Taubaté (SP) – Música (61.83 pts.)-

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas