Variedades

Com pré-estreia em Belo Horizonte, filme ‘Doar’ explora o cotidiano da solidariedade

Para autor da obra, falar sobre doação no Brasil é ainda um tabu; obra tem pré-estreia no dia 5 de junho
Com pré-estreia em Belo Horizonte, filme ‘Doar’ explora o cotidiano da solidariedade
Ingressos para a pré-estreia estão à venda por R$ 20 na plataforma Sympla | Crédito: Reprodução Filme Deusdara Filmes/Divulgação

Um Brasil que já se empenhou para alimentar famílias desempregadas na pandemia e se indignou diante da realidade cruel da desnutrição entre os povos Yanomami. Agora, os esforços humanitários são direcionados ao Rio Grande do Sul, que teve cidades destruídas pelas chuvas. Estes são alguns episódios que despertam a solidariedade de brasileiros. É justamente sobre a cultura da doação que trata o filme “Doar”, que tem pré-estreia no próximo dia 5 de junho nas telas do Una Cine Belas Artes, no bairro Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A obra e direção do filme são do comunicólogo e documentarista italiano Sérgio Rizzo. As filmagens tiveram início em abril de 2023 e, em 70 minutos, são retratadas várias histórias. O enredo foca em dois grupos de personagens:

Segundo o diretor, o filme trata sobre doadores individuais, não abordando doações de milionários nem doações empresariais. Ele explica que o foco é entender o que move pessoas comuns, da classe trabalhadora e da classe média.

“Falar sobre doação no Brasil é de fato um tabu. Muitas pessoas no País consideram, por motivos variados, que não se deve falar sobre isso. Acredito que a simples existência do documentário favorece a discussão de temas que ainda não circulam como muitos de nós gostaríamos que circulassem”, observa Rizzo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com ingressos a R$ 20 à venda pela plataforma Sympla, o filme é um lançamento da produtora paulistana Deusdara Filmes, que recebe o patrocínio da RD Saúde por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), junto com a plataforma Bliiv e o Instituto Mano Down são as responsáveis por trazee para a capital mineira o pré-lançamento do documentário.

“É uma obra que faz parte da primeira fase da campanha para o Dia de Doar no Estado. Por meio de trabalho articulado e em rede, com pessoas e organizações dos três setores, é feita uma campanha educativa e de sensibilização, com matérias, reportagens e outras formas de comunicação com o público potencialmente doador, para que conheçam o tema e o trabalho do Terceiro Setor”, diz o diretor.

Leia também: Cultura da doação ganha força em Minas Gerais

Ato de doar deve ir além dos momentos de tragédia

Para o diretor Sérgio Rizzo, a solidariedade da população em todo o País é visível em momentos de tragédia, mas ele questiona o que fazer para que as pessoas tornem o hábito de doar uma ação recorrente.

“Uma cultura de doação perene acontece a partir de um processo de conscientização da população brasileira sobre a importância do papel do setor social, que é diferente e complementar ao do Estado. E também sobre a importância do trabalho das organizações sociais no endereçamento dos desafios sociais brasileiros e defesa de causas, e de reconhecer a importância de cada um de nós no financiamento de uma sociedade civil forte e vibrante”, diz Rizzo.

Veja o trailer do filme Doar:

Movimento Minas 2032

A iniciativa de um filme que aborda a realidade das doações e o instinto de se colocar no lugar do outro é uma inspiração para que a sociedade que não possui hábitos doadores constantes, seja convidada a uma reflexão.

Atrelada à essa ideia de transformação cultural e social, o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com o Idealist.org e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), reconhece a importância das doações filantrópicas para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humanitária.

Recentemente, a equipe de desenvolvimento do Idealist.org nos Estados Unidos criou o ‘Botão Agir’ para que a cada reportagem publicada, cujo o tema esteja relacionado a ODS e ao Movimento Minas 2032, os leitores e assinantes possam clicar no botão, além de comentar, compartilhar e curtir o assunto em destaque afim de fomentar o desenvolvimento sustentável.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas