Variedades

Belo Horizonte recebe 1ª edição de concurso só para quitandas e confeitaria

Iniciativa vai premiar produtos artesanais, receitas familiares e sabores das iguarias mais autênticas da gastronomia
Belo Horizonte recebe 1ª edição de concurso só para quitandas e confeitaria
Belo Horizonte vai receber o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, que será realizado pela Belotur e Sebrae Minas | Foto: Divulgação Ana Colla

Quem não curte um bolo, tortas, antepastos ou pães quentinhos feitos de forma artesanal? No mês em que se comemora o Dia da Gastronomia Mineira (5/7), Belo Horizonte vai receber o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, em correalização do Sebrae Minas e da Belotur. Reconhecida pela Unesco como a Cidade Criativa da Gastronomia em 2019, BH vai premiar os produtos artesanais, as receitas familiares e os sabores das iguarias mais autênticas da gastronomia. Pequenos negócios com CNPJs ativos há pelo menos dois anos na Capital que desejam participar do evento podem se inscrever pela plataforma Sympla.

O concurso será lançado nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, no Mercado de Origem (rua Adriano Chaves de Matos, 447 – bairro Olhos D’Água). Na programação, estão previstas a apresentação, a divulgação das etapas e a premiação do concurso, bate-papo com parceiros, experiências gastronômicas e troca de experiência entre profissionais da cozinha, da comunicação e da cultura mineira.
A iniciativa busca valorizar não apenas os pequenos negócios do segmento, como confeiteiros, quitandeiros e empreendedores da gastronomia, mas, sobretudo, destacar as receitas que valorizam ingredientes típicos e o modo de fazer artesanal.

“Mais do que gastronomia, o que diferencia BH e confere reconhecimento à sua cozinha criativa é a nossa cultura alimentar. É ela que conecta tradição, memória e inovação. Queremos valorizar receitas afetivas, produtos artesanais e os saberes que atravessam gerações. A força do fogão, o saber popular e o empreendedorismo caminham juntos, impulsionando a transformação de BH em uma referência nacional e internacional, inclusive quando unimos a promoção turística à valorização da segurança alimentar e do protagonismo local, explica a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

Serão avaliados os seguintes critérios: sabor, apresentação, originalidade, embalagem e rótulo. A expectativa é atingir 400 pequenos negócios da capital mineira que produzem quitandas caseiras e a confeitaria clássica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH faz parte das ações do programa Prepara Gastronomia e da Jornada da Confeitaria – iniciativas do Sebrae Minas para promover a gastronomia mineira e capacitar proprietários de negócios do segmento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas